Arquitetura Comercial Loja de Esportes

A identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja

Arquitetude Arquitetura Comercial Deixe um Comentário

Já falamos muito sobre a importância de desenvolver uma identidade visual única. No entanto, como reforçar essa identidade e torná-la presente por toda a loja, sem saturar a marca? Uma das formas é usar a identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja de forma a sugestionar sua presença sem, no entanto, explicitar a marca.

Existem várias formas de fazer isso. As mais obvias consistem em usar as cores da logomarca na arquitetura, repetir a marca no fundo do caixa para reafirmar sua identidade visual ao consumidor no momento do fechamento da compra, utilizar aplicações adesivas nas paredes e até estampar a marca nas cortinas dos trocadores. No entanto, sugestionar a marca de forma mais sutil ao consumidor pode dar um charme especial a arquitetura, de forma a gerar identificação sem deixar ninguém cansado de ver a marca.

Um bom exemplo é do caso das lojas que trabalham com multimarcas e de franquias, que possuem a necessidade de criação de espaços destinados a exibir bem a marca (ou marcas) que estão à venda. Essa representação costuma passar por reformulações em campanhas e estações do ano, o que leva a loja a precisar estar em constante atualização. Esse é o caso da Rommanel, que se atualiza a cada nova coleção, fazendo com que todas as lojas também precisem passar por mudanças e adaptações.

A identidade visual da marca impressa na arquitetura da lojaLoja da Rommanel no Méier. Fonte: Arquitetude.

Outra forma interessante de usar a identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja é brincar com as cores de formas dela, sugestionando sua presença, tanto nas paredes quanto no mobiliário e até no piso. Nas Óticas Solvang, um dos itens desenvolvidos pela Arquitetude foi o papel de parede com a lente da logo replicada em diferentes cores e posições. O papel de parede é personalizado, bonito, divertido, e gera um reconhecimento instantâneo da marca.

Identidade visual da marca impressa na arquitetura Papel de parede com estampa de lente de óculos das Óticas Solvang. Fonte: Arquitetude.

Quem deseja inovar pode introduzir nas formas da loja uma referência sutil à marca, para que o cliente se lembre dela e a identifique através do formato diferenciado. No projeto para a loja WQSurf, a Arquitetude criou no balcão do caixa uma releitura do logo: uma base solida vermelha com uma onda branca por cima de tudo.

A identidade visual da marca impressa na arquitetura da lojaCaixa da loja WQSurf. Fonte: Arquitetude.

No caso da loja 55RJ, a forma azul do núcleo do logo se repete pelos painéis, balcão caixa e na tabela da cesta de basquete, sugestionando um dos detalhes principais da marca por todo o estabelecimento e gerando uma identificação imediata dos clientes. O formato repetido e a cor azul também transmitem um pouco da personalidade jovem da marca.

Identidade visual da marca impressa na arquitetura da lojaLoja 55RJ do Shopping Jardim Guadalupe. Fonte: Arquitetude.

No projeto da loja Dank foram criados volumes de vidro e recortes no painel em que é possível observar e ler a marca de forma subjetiva, principalmente devido ao uso de materiais da mesma cor utilizada no logo. É importante ressaltar que, mesmo que as coleções mudem e os produtos expostos sejam outros, esse detalhe da identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja sempre estará presente.

Identidade visual da marca impressa na arquiteturaLoja Dank no Madureira Shopping. Fonte: Arquitetude.

Além de todas essas formas de usar a identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja, existe também a possibilidade de trabalhar com elementos sazonais, que mudam de acordo com a estação/coleção. Por exemplo, se uma loja de biquíni lança uma estampa exclusiva para sua coleção, é possível imprimi-las nas cortinas dos provadores ou no estofado das poltronas. Assim, tanto a estampa quanto a marca ficam mais bem fixadas para o cliente.

Agora que você já tem várias ideias para usar a identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja, já pode começar a colocar algumas em prática. Mas, se o que você procura por um escritório de arquitetura para te ajudar, basta entrar em contato com a Arquitetude, que possui uma vasta experiência no desenvolvimento de identidades visuais e arquitetura comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *