A importância da iluminação para um restaurante

Arquitetude Arquitetura Comercial Leave a Comment

Quem não já foi a um restaurante e o achou muito desconfortável, apesar do ambiente estar bem decorado? Geralmente, isso ocorre, em alguns casos, porque a iluminação do espaço não foi bem pensada. Entenda a importância da iluminação para um restaurante e como pode influenciar no lucro do empreendimento.

a-importancia-da-iluminacao-para-um-restaurante-1

A iluminação influencia muito em nosso comportamento incidindo sobre nossa percepção visual e espacial. Um espaço mais bem iluminado tende a parecer maior e mais aconchegante. A iluminação também costuma influenciar a percepção que temos da marca, da comida e até a permanência de um cliente dentro do estabelecimento. Por isso, projetar a iluminação, aliando-a ao projeto de arquitetura e decoração do ambiente pode ser fundamental para o sucesso do estabelecimento.

Para projetar uma iluminação inteligente e atrativa não basta levar em conta apenas o espaço, também será preciso ter conhecimento do projeto culinário do restaurante como um todo. Tão importante quanto o ambiente é valorizar as refeições que serão servidas nele. Todos esses detalhes irão ajudar a construir um espaço interessante com uma iluminação perfeita.

As características particulares de cada tipo de estabelecimento, na maioria das vezes, tende a ditar o tipo de iluminação que será utilizada. Restaurantes com serviço do tipo à la carte, por exemplo, costumam querer manter os clientes nele por mais tempo e, por isso, utilizam um iluminação mais aconchegante, ou às vezes sem iluminação alguma, apenas com luz de velas.

a-importancia-da-iluminacao-para-um-restaurante-2

Já em restaurantes do tipo fast-food em que o objetivo é servir uma comida rápida e manter os clientes pouco tempo a mesa, normalmente possui uma iluminação básica e menos atrativa, normalmente feita com lâmpadas brancas, o que cria um ambiente bem pouco propício ao relaxamento. Afinal, quanto mais potente a iluminação, mais os frequentadores tendem a se manter alertas.

Restaurantes japoneses, que costumam ter um espaço especial reservado para exibir seus peixes frescos, também costumam usar iluminação especial no local.

Usar lâmpadas frias e econômicas em restaurantes pode ser uma opção interessante, pois elas iluminam muito bem e ainda ajudam a economizar de diferentes formas, tanto gastando menos quanto necessitando de menos trocas, devido à alta durabilidade. Além disso, como elas não esquentam, exigem menos trabalho do ar-condicionado.

Mesmo que a decoração e ambientação do restaurante necessitem de luzes amarelas ou coloridas, não há necessidade de investir em lâmpadas incandescentes. Atualmente, é possível encontrar lâmpadas fluorescentes ou de LED em praticamente qualquer cor, o que facilita bastante a criação de uma iluminação exclusiva e personalizada para um restaurante.

a-importancia-da-iluminacao-para-um-restaurante-3

Vale ressaltar que para alcançar uma iluminação para restaurante perfeita é preciso focar no Índice de Reprodução de Cor (IRC) da lâmpada ao escolhê-la, para que elas reproduzam mais fielmente as cores tanto da decoração quanto dos alimentos. Caso contrário, os alimentos poderão parecer menos apetitosos e o ambiente menos receptivo.

Restaurantes com vários ambientes podem necessitar de uma combinação de diferentes tipos de iluminação para que essa diferenciação fique bem aparente para os frequentadores. No caso de um restaurante oferecer diferentes tipos de serviço, como buffet e a la carte, diferentes iluminações podem funcionar para delimitar os espaços de cada serviço.

Agora que você já sabe a importância da iluminação para um restaurante, basta pedir para que o escritório de arquitetura responsável pelo projeto do estabelecimento inclua todos esses detalhes na proposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *