A Importância da Vitrine para uma Loja

A Importância da Vitrine para uma Loja

Arquitetude Arquitetura Comercial, Arquitetura Corporativa 1 Comment

Você sabe qual a importância da vitrine para uma loja? A vitrine não é apenas um ‘acessório’ dentro de um projeto de arquitetura comercial – pelo contrário, ela exerce papel fundamental. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Veronis Suhler Stevenson divulgada pela Popai Brasil – The Global Association for Marketing at Retail – afirma que a visão é responsável por 83% das decisões de compra do consumidor.

Ou seja, uma percentagem muito alta e que deve, obrigatoriamente, ser bem explorada em um projeto de arquitetura comercial. E o que justamente chama mais atenção por uma pessoa que passa por uma loja? A vitrine é, sem dúvida, a parte da fachada que mais atrai a visão de um possível consumidor – ela é a porta de entrada para a loja.

A Importância da Vitrine para uma LojaFonte: Japan Design

Afinal, qual a importância da vitrine para uma loja?

  • uma vitrine bem feita vai atrair o cliente para dentro da loja – se ele gostar do que vir na vitrine, são grandes as chances de ele querer entrar e conferir melhor os produtos expostos (e demais produtos).
  • uma vitrine bem pensada vai atrair atenção do público certo – a vitrine precisa estar de acordo e ser coerente com o público que pretende atrair.
  • uma vitrine bem montada serve para divulgar ações promocionais – é comum a prática de promoções com o objetivo de desovar estoque, avisar sobre lançamentos e outras campanhas. E a vitrine é o melhor espaço para fazer a comunicação de ações desse tipo.
  • uma vitrine estratégica divulga os produtos chaves da coleção – não é qualquer produto que merece ganhar o destaque de uma vitrine. E também não vale a pena colocar na vitrine produtos muito bacanas, mas que por outro lado você tenha pouca quantidade em estoque. Isso pode prejudicar a imagem da loja e frustrar clientes.
  • uma vitrine elaborada de acordo com a identidade da empresa consegue passar a mensagem correta para os consumidores – sim, porque a vitrine pode ser usada tanto para divulgar produtos como para comunicar o conceito e a imagem da loja.

A Importância da Vitrine para uma LojaProjeto de Arquitetura Comercial para loja K&K do Shop. Via Parque, Rio de Janeiro | Arquitetude

Em resumo, uma vitrine bem feita ajuda a vender mais! Por isso precisa ter atenção especial dentro de um projeto de arquitetura comercial e cuidado na hora de sua montagem, ser feita de acordo com um calendário e ser pensada de forma criativa e dinâmica para conseguir diferenciação e impacto.

A Importância da Vitrine para uma LojaFonte: Japan Design

Aliás, ‘impacto’ é uma palavra muito boa quando se pensa no efeito que se quer causar com uma boa vitrine. É importante também ficar de olho nas tendências para se inspirar e saber quais você poderia aplicar em sua loja (por exemplo, uma tendência forte hoje é a criação de vitrines conceituais).

A Importância da Vitrine para uma LojaFonte: Japan Design

Por último, uma curiosidade: a importância da vitrine para uma loja vem de longa data. Existe um guia para decoração de vitrine que foi criado há mais de 130 anos em Londres!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *