Arquitetura para escritório: por que ter um projeto sob medida

Arquitetura para escritório: por que ter um projeto sob medida

Arquitetude Arquitetura Corporativa Deixe um Comentário

Não é incomum, atualmente, mesmo com todo acesso à diversos tipos de informações que temos, empresários abrirem suas empresas em espaços pouco pensados para abrigar uma equipe com conforto e eficiência. Isso não só pode prejudicar o trabalho, como também a saúde das pessoas envolvidas. Com a arquitetura para escritórios sendo uma realidade bastante acessível, veja por que ter um projeto sob medida.

Arquitetura para escritório: por que ter um projeto sob medida

Fonte: Freepik.

Muita gente pensa que contratar um arquiteto para projetar um ambiente como um escritório é perda de tempo e de dinheiro. Afinal, para que ter um projeto personalizado em um espaço no qual as pessoas vão apenas trabalhar? Basta distribuir algumas mesas e cadeiras pelo espaço que fica tudo pronto, certo? Nem tanto.

Apesar do que muita gente pensa, ter um projeto de arquitetura sob medida para o escritório não significa ter gastos extras com uma empresa que está apenas nascendo. Muito pelo contrário: ter um projeto deste tipo evita que se gaste dinheiro com peças e reformas erradas e que, num futuro muito próximo, precisarão ser substituídas ou refeitas.

Na maior parte das vezes, montar um escritório sem ajuda de um arquiteto leva a uma escolha equivocada de móveis e acessórios, assim como sua distribuição pouco eficiente pelo espaço. Apesar das boas intenções, empresários e donos de empresas são bons em administrar seus negócios, mas entendem muito pouco sobre como montar um escritório eficiente.

Decoração de escritório

Fonte: Arquitetude.

Por isso, é importante que estes empresários entendam a importância de ter um escritório não só bonito, com também confortável para receber tanto seus funcionários quanto os clientes. Para além de valores estéticos, um arquiteto especializado em projetos corporativos poderá criar um ambiente que transmita os valores da empresa aproveitando o espaço máximo possível.

Ao planejar o espaço físico da empresa, é possível pensar muito bem em como ele será usado, deixando-o funcional, prático e bonito e, inclusive, levando em conta as possibilidades de crescimento do negócio. Um arquiteto especializado em projetos para escritório mapeará todas as necessidades e desejos do empresário, levando em conta principalmente como ele deseja apresentar a empresa.

Um projeto de escritório sob medida também levará em conta não só o orçamento disponível para melhorar o espaço, como também tornar suas características mais eficientes. Assim, é possível, por exemplo, planejar uma redistribuição elétrica, aumentando a quantidade de tomadas disponíveis, assim como melhorando a iluminação de uma forma geral.

Projeto sob medida para escritórios

Fonte: Arquitetude.

Cores e revestimentos também podem ser revistos e trocados para algo que combine mais com a personalidade e a identidade visual do negócio. O planejamento do espaço também permite a criação de projetos de marcenaria sob medida para aproveitar melhor a metragem disponível. Até a parte hidráulica pode ser refeita para que ocorra uma melhora nestas instalações.

Planejar o escritório também evita gastos desnecessários com móveis e acessórios que não se adaptem bem ao espaço ou a rotina de trabalho. Muitos empresários, quando estão montando um escritório, acabam optando por peças que, a princípio, parecem ótimas, mas que não oferecem o conforto ou a qualidade que esse tipo de material precisa ter.

Também vale lembrar que um escritório com arquitetura personalizada para receber determinada empresa também tende a ser mais confortável e bonito, o que leva os funcionários a trabalhar mais satisfeitos e melhor, o que não só tende a aumentar a produtividade da equipe, como também a lucratividade da empresa.

Arquitetura Corporativa

Fonte: Arquitetude.

É importante abandonar esta mentalidade de que o trabalho de um arquiteto não é importante na hora de se abrir um escritório e perceber que esse profissional tem muito a contribuir na criação de espaços físicos eficientes e bonitos para todo tipo de empresa, desde grandes corporações até pequenos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *