Projeto de Arquitetura - Arquitetude Loja de Roupas Savitche

Arquitetura para lojas de roupas

Arquitetude Arquitetura Comercial Leave a Comment

A arquitetura para lojas de roupas é um trabalho que envolve muito mais do que uma decoração bonita e produtos de qualidade. Na hora de projetar e decorar uma loja de roupas é preciso pensar também no público-alvo, na disposição dos produtos, na circulação do espaço, na criação das vitrines… São muitos os detalhes arquitetônicos que podem fazer uma grande diferença para quem deseja ter um estabelecimento de sucesso.

Um projeto de arquitetura para loja de roupas, quando bem planejado, é capaz de atrair muita gente. Afinal, um dos primeiros quesitos que conquista o cliente é a exposição das roupas combinada com um belo espaço físico. Por outro lado, ter uma loja interessante visualmente, mas sem nenhum conforto para o cliente, pode acabar afastando possíveis compradores.

Arquitetura para lojas de roupasFonte: Arquitetude.

Dicas de arquitetura para loja de roupas

Para fazer o planejamento de uma arquitetura para loja de roupas, primeiro deve-se escolher o profissional que vai criar o projeto. Buscar ajuda profissional é muito importante, pois o projeto não deve só se basear em impressões ou na estética. Muita gente tenta simplesmente reproduzir o que vê em outras lojas, mas isso nem sempre é o suficiente para destacar a marca no meio de tantas outras. Ter uma arquitetura para loja única ajuda, também, a fixar a identidade visual do estabelecimento.

A princípio, pode parecer um pouco dispendioso fazer um projeto de arquitetura, no entanto, este é um investimento que vale a pena, tendo em vista que uma loja mais bonita, organizada e funcional tende a alcançar o sucesso de forma mais rápida. Portanto, quem está pensando em abrir uma loja de roupas não deve encarar a contratação de um arquiteto ou escritório de arquitetura como gasto extra, mas como um investimento que pode começar a dar retorno a médio prazo.

É importante que a decoração da loja contribua com a identidade visual da marca, lembrando e complementando-a. Dessa forma, as cores da marca serão utilizadas no projeto, assim como a própria identidade será inserida no espaço, reforçando-a e criando um ambiente bastante personalizado.

Projeto de arquitetura comercialFonte: Arquitetude.

A distribuição dos móveis, manequins e araras pela loja com as peças de roupa também é importante. Deixar espaço para a circulação dos clientes na loja de roupas cria uma sensação de conforto e cria um “caminho” para os compradores seguirem.

Outro ponto importante são os provadores. Eles não devem ficar num canto qualquer da loja, no espaço que sobrou. Eles devem ser pensados de forma funcional, para que qualquer pessoa possa usá-los com conforto. Em lojas infantis, por exemplo, os provadores devem ser maiores, pois a criança geralmente não entra sozinha na cabine. É importante que mãe, pai ou responsável para auxiliar a criança e até ambos devem conseguir entrar no espaço sem precisar se espremer.

A vitrine é um ponto importante da arquitetura para loja de roupas. Projetada de forma que dê o destaque necessário aos produtos, com uma boa iluminação e espaço para exposição de produtos, a vitrine deve ser mantida sempre limpa, organizada e atualizada.

A iluminação da loja também é parte importante de um projeto de arquitetura de lojas de roupas. Fundamental para qualquer estabelecimento comercial, a iluminação, quando utilizada de forma adequada, pode atrair o cliente, destacar os produtos e proporcionar uma atmosfera confortável a loja. Na vitrine, por exemplo, é importante posicionar as lâmpadas de forma que não ocorra reflexão no vidro, para não atrapalhar a observação dos produtos e do interior da loja. Já as luzes da parte interna da loja devem contribuir com a criação de um ambiente aconchegante, enquanto as dos provadores precisam ajudar o cliente a enxergar detalhes das peças.

Projeto de arquitetura para loja de roupasFonte: Arquitetude.

Tão importante quanto ter produtos competitivos e de qualidade é ter uma boa estrutura dentro da loja. Ou seja, ter móveis de boa qualidade e resistentes, assim como manequins, araras, suportes, cabides e todo tipo de acessório que a loja necessita. É muito chato entrar em uma loja e perceber que seus donos não estão se preocupando em investir nesses pequenos itens que, apesar de tratados muitas vezes como meros detalhes, são importantes para a exibição das peças e organização da loja. Ter acessórios bonitos e de boa qualidade mostra que a marca está preocupada não só em fornecer boas roupas, como também em proporcionar uma experiência completa para seus clientes.

Com essas dicas fica bem mais fácil começar um projeto de arquitetura para loja de roupas. E quem quiser realizar o projeto com uma equipe de profissionais especializados em arquitetura comercial pode entrar em contato com a Arquitetude, que possui muita experiência na criação de projetos para todo tipo de loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *