Arquitetura para lojas de shopping

Arquitetura para lojas de shopping

Arquitetude Arquitetura Comercial Deixe um Comentário

Criar um projeto de arquitetura de loja nunca é fácil: é necessário pensar no público alvo, em como melhor atendê-lo, integrar a identidade visual da marca a loja, escolher o mobiliário e encaixá-lo da melhor forma, tornar o ambiente atrativo para os clientes… e quando falamos em arquitetura para lojas de shopping, a situação pode ficar ainda mais complicada, pois é necessário seguir uma série de normas e procedimentos para que a loja possa abrir as portas.

Arquitetura para lojas de shoppingProjeto de arquitetura da Arquitetude para Madame Ms, no Park Shopping Campo Grande.

A grande vantagem de se ter uma loja no shopping é que ele é um ambiente fechado e mais seguro, que conta com um projeto arquitetônico que estimula as pessoas a circularem por seus corredores olhando para as vitrines. A maior desvantagem é a concorrência, que acaba ficando bem próxima. Por isso, a arquitetura para lojas de shopping deve ser desenvolvida e executada de forma a ajudar a destacar a marca, fazendo o estabelecimento parecer mais bonito e atrativo que a concorrência com produtos similares.

Como usar a arquitetura para lojas de shopping

Até mesmo antes de escolher o ponto em que a loja ficará, vale a pena entrar em contato com um arquiteto ou escritório de arquitetura com experiência na criação de projetos comerciais. Estes profissionais já estão acostumados a criar projetos de arquitetura para todo tipo de loja, inclusive em shoppings, e podem até indicar qual o melhor ponto para a instalação de determinada loja, levando em conta a concorrência e a estrutura do centro comercial.

Arquitetura para lojas de shoppingProjeto de arquitetura da Arquitetude para Espaço Rubro Negro, no Carioca Shopping.

É importante que o arquiteto e sua equipe tenham conhecimento não só das tendências arquitetônicas, para deixar a loja bonita e convidativa, mas também da parte técnica, no que diz respeito a legislação e normas técnicas que regem este tipo de obra, pois para construir uma loja num shopping, é necessário que a administração aprove o projeto arquitetônico da loja e que ele seja assinado por um responsável técnico.

Iniciar o projeto de uma loja em um shopping sem o auxílio de um arquiteto pode ser um erro que pode levar a desvalorização do empreendimento, além de algumas vezes ser contra a lei. Por isso, ter um projeto bem fundamentado, com layout único, espaço otimizado e iluminação bem definida, valoriza as mercadorias, atrai os clientes para a loja e é sinônimo de sucesso.

Arquitetura para lojas de shoppingProjeto de arquitetura da Arquitetude para WQS, no Shopping Via Parque.

Para quem está pensando em abrir uma loja no shopping, vale a pena entrar em contato com a Arquitetude, que tem mais de 10 anos de experiência na área e já criou projetos para vários tipos de estabelecimentos comerciais, inclusive arquitetura para lojas de shopping.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *