Arquitetura sustentável: conheça suas melhores práticas

Arquitetura sustentável: conheça suas melhores práticas

Arquitetude Arquitetura Comercial, Arquitetura Corporativa, Arquitetura Residencial Leave a Comment

A arquitetura sustentável pode proporcionar aquilo que as pessoas mais desejam hoje em dia na hora de adquirir um imóvel: ambiente bonito por dentro e por fora, que respeite o meio ambiente e ainda com um valor que caiba no seu bolso. Para atender essa demanda cada vez mais frequente, arquitetos e outros profissionais têm precisado colocar sua criatividade em prática.

Práticas para aplicar na arquitetura sustentável

Atualmente, a sustentabilidade é um conceito que está em pauta em diversas áreas. Portanto, na arquitetura, área da qual ela mais se aproxima, não seria diferente. Diante disso, nos dias de hoje, é muito mais fácil se deparar com projetos que saem direto da planta já pensados com tecnologias e atitudes verdes. Entretanto, para que um imóvel seja realmente sustentável, esse estilo de vida deve começar desde sua construção e se estender até a rotina dos usuários.

Arquitetura sustentável: conheça suas melhores práticas

Fonte: Envato

Esteja adequado às leis

Um dos grandes inimigos da arquitetura sustentável, na verdade da sustentabilidade de um modo geral, é o descarte de lixo inapropriado. Sendo assim, a construção sustentável será aquela que estiver adequada às normas nacionais a respeito do descarte correto de materiais.

Confira o que pode ou não ser reutilizado ou reciclado e saiba o que e como fazer a destinação certa daquilo que vai para lixões ou aterros. Os resultados disso aparecerão na economia em dinheiro e na redução do impacto ambiental. Dessa forma, os desperdícios e multas por descumprimento da lei são evitados.

Aproveite ao máximo a energia solar

É inegável o quanto o mercado de energia solar tem sido lucrativo nos últimos anos no setor da construção. E isso vale também para o consumidor final, já que em poucos anos um sistema se paga e o que vem depois é somente economia.

No Brasil, imóveis que possuem painéis solares podem conseguir um desconto significativo nas contas de luz. Ou, ainda, gerar créditos energéticos perante a concessionária de distribuição de energia local.

Práticas para aplicar na arquitetura sustentável: aproveite a energia solar

Fonte: Envato

Faça uma obra econômica

Na hora de fazer a compra dos materiais que serão utilizados na obra, faça um cálculo minucioso de tudo aquilo que será necessário. Assim, evitam-se as sobras excessivas. Uma boa gestão dessa etapa acaba gerando, naturalmente, ganhos no custo final, além de reduzir os resíduos.

Estimule a sustentabilidade para todos

Se apenas um usuário do imóvel tem as atitudes certas para fazer o local sustentável, isso não vai funcionar. Por isso, é importante estimular todos que utilizam o espaço a adotarem as atividades sustentáveis. Sejam seus amigos, familiares ou funcionários.

Na obra você já pode fazer isso! Esclareça para os pedreiros e arquitetos que a sustentabilidade faz parte dos planos daquela construção. Assim, eles não desperdiçam materiais de construção e separam o que pode ser reutilizado e o que será realmente descartado.

Estimule a sustentabilidade para todos

Fonte: Envato

Certificados de construções sustentáveis

Hoje em dia, mais do que desejar um planeta melhor, quem adota a arquitetura sustentável busca também por status. O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação ambiental para edificações promovido pelo U.S. Green Building Council (USGBC).

Trata-se de um dos maiores certificados de construção sustentável utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. Os projetistas, engenheiros e arquitetos estão trabalhando constantemente para obtê-lo através dos seus projetos que atendem às características sustentáveis.

Aproveite para reutilizar

Quando uma obra é feita, existem diversos materiais de demolição que podem ser reutilizados, como metais, madeiras e cerâmicas. Às vezes, coisas boas, que poderiam dar vida a outros projetos de arquitetura, são simplesmente jogadas fora.

Aproveite para reutilizar

Fonte: Envato

Móveis e eletrodomésticos, por exemplo, são objetos que podem ter uma vida útil estendida. Pense bem: é realmente necessário adquirir tudo novo e gerar ainda mais impacto no meio ambiente? Considere esse fator antes de ir às compras e você pode perceber que não precisa trocar tudo. Além disso, seu bolso pode agradecer muito.

Há muitos jeitos de trazer para o seu imóvel a arquitetura sustentável. A Arquitetude é um escritório de arquitetura no Rio de Janeiro que pode te ajudar nessa empreitada. Entre em contato, faça seu orçamento e torne a sua ideia real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *