Como a arquitetura pode melhorar a imagem da sua loja

Como a arquitetura pode melhorar a imagem da sua loja

Arquitetude Arquitetura Comercial Deixe um Comentário

A arquitetura, associada a outros fatores de posicionamento de marca, é um dos pontos fundamentais para que a sua loja se destaque no meio de tantos concorrentes. Não basta simplesmente deixar o espaço bonito, existem outros detalhes que não podem ser esquecidos para que seu negócio se sobressaia. Principalmente em uma época em que as lojas virtuais têm adquirido cada vez mais adeptos que preferem comprar no conforto da casa, a experiência em uma loja física precisa conquistar o consumidor.

Como a arquitetura pode melhorar a imagem da sua loja
Fonte: Retail Design Blog

Mas, afinal, como a arquitetura pode melhorar a imagem da sua loja?

Essa pergunta vem mais ainda à tona quando sua loja fica dentro de um shopping. Como fazer para que a pessoa que está passeando escolha entrar na sua loja e não na do concorrente? Quando se pensa em projetos de arquitetura para lojas de shopping a estética vem logo à mente. Contudo a beleza do espaço, embora seja sim muito importante, é só um dos fatores a ser levado em consideração. Abaixo seguem outros pontos importantes que bons projetos de arquitetura para lojas de shopping devem incluir:

1. Personalidade: sua loja precisa ter a própria identidade visual. Parece óbvio, mas um erro muito comum é querer copiar estilos que já existem. Inspirar-se em outros projetos de arquitetura comercial é bom e importante, mas crie a sua personalidade, assim seus clientes não irão confundir seu estabelecimento com outro. E se tiver filiais, essa mesma identidade visual deve ser usada nos outros pontos.

2. Público: é essencial criar um projeto arquitetônico de acordo com o tipo de cliente que você quer atrair. Por exemplo: uma loja infantil precisa de cores, ter atmosfera lúdica e ser confortável; já uma loja de produtos de alto valor, como joias, combina com um ambiente mais sofisticado e luxuoso, para que o cliente certo se identifique.

3. Fachada e vitrine: dentro do shopping a competição pelos olhares do consumidor é alta, por isso projetos de arquitetura para lojas de shopping fazem toda a diferença. O uso da fachada pode ser limitado por regras do shopping. Por isso, invista em uma fachada clean, para que sua loja e seus produtos sejam enxergados por quem passa. Uma boa dica é não encher muito a vitrine e trocar os produtos expostos periodicamente para que o consumidor possa ver novidades que o atraiam para dentro (se a vitrine estiver sempre igual seu cliente vai perder o interesse em entrar). Pela fachada é importante que quem passe consiga ver o interior da loja – quando ela é muito fechada acaba intimidando. A vitrine é o convite para o consumidor entrar, por isso deve ser bem pensada.

Como a arquitetura pode melhorar a imagem da sua loja
Projeto de Arquitetura Comercial para loja Turma da Mel do Nova América | Arquitetude

4. Iluminação e exposição: a iluminação é fundamental para destacar os produtos chaves de forma mais rápida. O LED é uma ótima solução para projetos de arquitetura para lojas de shopping – além de não danificar os produtos e nem comprometer suas cores, deixa o interior da loja mais atrativo e confortável, já que não esquenta. Com relação à exposição de produtos, cuidado novamente para não colocar produtos demais à mostra: ao invés do cliente encontrar o que quer, ele pode acabar se perdendo no meio de tantas opções e ficar incomodado.

5. Estrutura: tudo deve ser pensado – o local do caixa, os balcões, os provadores, os materiais utilizados. A loja deve oferecer um espaço confortável para que o cliente circule enquanto vê os produtos. Por exemplo, livrarias precisam de espaço para as pessoas folhearem os livros, assim como as lojas de eletrônicos mais interessantes são aquelas em que o cliente fica à vontade para experimentar os aparelhos.

6. Localização: o ponto da loja dentro do shopping é essencial ao se pensar em um projeto de arquitetura para loja de shopping. Uma loja de esquina, por exemplo, oferece um campo visual maior que uma loja no meio do corredor.

Como a arquitetura pode melhorar a imagem da sua loja
Projeto de Arquitetura Comercial para loja K&K do Shopping Via Parque | Arquitetude

Lembre-se que o objetivo de um projeto de arquitetura comercial é trazer mais clientes para sua loja. Seu negócio deve se diferenciar no meio da concorrência e prover uma boa experiência para o consumidor para que, assim, você possa fidelizá-lo. E, acredite, a arquitetura te ajuda a chegar nesse resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *