Como decorar salas pequenas: veja as dicas

Como decorar salas pequenas: veja as dicas

Arquitetude Arquitetura Residencial Deixe um Comentário

A sala, geralmente, é o primeiro ambiente que se tem contato ao entrar em uma casa. Por isso, ela deve ser bem decorada e otimizada para que seja aproveitada da melhor maneira possível pelos moradores e visitantes. Mas, e quando o ambiente não é muito grande? Como fazer para decorar salas pequenas?

A Arquitetude é especializada em arquitetura residencial e separou algumas orientações para que você desfrute o máximo da sua sala, mesmo tendo o espaço reduzido.

Veja dicas de como decorar salas pequenas e aproveitar mais o ambiente

Tenha total noção do espaço

Antes de qualquer coisa, é preciso medir corretamente o quanto de espaço você tem disponível para utilizar. Isso é ainda mais importante quando se trata de um ambiente pequeno. Tomar esse cuidado previne você de adquirir móveis em tamanhos errados. Imagine comprar um sofá e aí então quando ele chega você descobre que não vai caber? Ou, ainda que caiba, deixe a sala extremamente apertada. Seria terrível, não é? Essa orientação vale para qualquer móvel ou objeto de decoração. Saiba o que você quer para que sua busca seja facilitada.

Como decorar salas pequenas: veja as dicas

Fonte: Arquitetude

Não espalhe coisas demais

Para decorar salas pequenas é preciso entender um princípio básico: menos é mais. Espaços muito cheios, com excesso de objetos e móveis, passam a sensação de que são menores do realmente são. Isso, para uma sala pequena, pode ser fatal! Se você já dispõe de pouco espaço, a ideia é fazê-lo parecer maior e não menor. Opte por objetos funcionais sempre. A mesa de centro pode ser substituída por um móvel multiuso de mesa com pufes, por exemplo, que então você terá lugares para pôr coisas em cima e também para sentar, tudo em um mesmo utensílio.

Espelhos são seus melhores aliados

Muita gente já conhece o truque do espelho para pequenos ambientes. Eles proporcionam uma ilusão de espaço maior e com mais iluminação. Assim, você pode usar esse recurso sem medo para decorar salas pequenas. Além disso, há vários tipos de molduras e formatos. Basta escolher aquele que melhor se encaixa no estilo da sua sala.

Opte apenas por um sofá

Se a ideia é otimizar a sala, excluir da lista o jogo de sofá com duas ou três peças é a melhor opção. O sofá retrátil é uma ótima alternativa. Ele pode ser aconchegante no momento de assistir TV, por exemplo, e também pode ser diminuído quando necessário. Vale ressaltar que o sofá deve ser, de preferência, encostado em uma parede. Essa localização ajuda a deixar mais espaço livre.

Como decorar salas pequenas: veja as dicas

Fonte: Envato

Não tente fazer um cinema

Televisores grandes são ótimos e é até difícil encontrar alguém que não goste. Mas, ao decorar salas pequenas, é preciso ter cuidado com o exagero. Isso porque ficar perto demais da televisão faz mal para a saúde dos olhos. Se o espaço for reduzido e o sofá e a TV ficarão mais próximos, tenha cautela na escolha do tamanho da tela. A altura em que ficará o eletrodoméstico também é importante. A recomendação é que a medida entre o piso e a base da tela seja de 1,20m. Dessa forma, o campo de visão do telespectador estará mais adequado.

Como decorar salas pequenas: veja as dicas

Fonte: Arquitetude

Tenha preferência por cores claras

Tanto nas paredes quanto nos móveis, as cores mais claras ajudam a transmitir a sensação de maior espaço. Combinadas com espelhos, o efeito pode ser incrível. Entretanto, não é preciso se prender somente a isso. Um tom mais escuro em uma só parede também proporciona efeito de profundidade. Há também a possibilidade de usar tons vibrantes em pequenos objetos, em alguns detalhes, etc. A boa iluminação também faz toda a diferença na hora de decorar salas pequenas. Ambientes mal iluminados dão a impressão de locais menores.

Essas dicas são apenas para que você tenha uma noção inicial do que fazer na decoração de uma sala pequena. O importante é que você se sinta bem e que o ambiente seja aconchegante dentro do seu gosto. Para saber mais, entre em contato com a Arquitetude e faça um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *