Como misturar clássico com moderno em lojas

Como misturar clássico com moderno em lojas

Arquitetude Arquitetura Comercial Leave a Comment

A mistura entre os estilos clássico e moderno está em alta e é uma tendência que parece ter vindo para ficar. Vemos esta mistura nos mais diferentes ambientes, inclusive nos comerciais, dando a eles um clima despojado, e sem perder a elegância. Veja, então, como misturar clássico com moderno em lojas.

Projeto de arquitetura para lojas

Fonte: Arquitetude.

Não é difícil encontrar elementos clássicos e modernos para mesclar; o importante é saber balanceá-los para que nenhum dos estilos fique exagerado. Geralmente, esse tipo de mistura é realizada com a utilização de elementos mais retrôs, aliando-os a outras peças mais modernas e até cores que estejam em alta, por exemplo, deixando o ambiente convidativo e interessante.

Ao criar este tipo de mistura, é importante buscar a harmonia, para que o espaço comercial não fique caricato ou datado (a não ser que seja o desejo do dono da loja). Combinar as peças da loja com os elementos clássicos e modernos ajuda a integrá-los melhor a decoração, inclusive criando cenários que mostram como esses objetos podem ser utilizados no dia a dia.

Colocar um móvel rústico de madeira natural numa loja com visual mais moderno, por exemplo, tende a chamar bastante atenção e dar um clima mais aconchegante ao ambiente. Além disso, esse tipo de móvel é extremamente funcional e ainda proporciona vários espaços para armazenar produtos da própria loja.

Como misturar clássico com moderno em lojas

Fonte: Arquitetude.

Móveis retrô de design assinado, por exemplo, também podem ser acrescentados a uma loja de visual contemporâneo para criar essa mistura entre clássico e moderno. Eles podem ser usados não só no interior da loja, criando cenários para os produtos, como também na ambientação de vitrines, principalmente se combinarem com os produtos expostos.

Mas não é preciso investir apenas em peças grandes, como móveis, para trazer um pouco do clássico para lojas modernas. Quadros com visual vintage estão super em alta, são fáceis de encontrar, possuem valor bastante acessível e podem complementar bem o visual dos mais diversos tipos de comércio.

Quadros com visuais mais clássicos ou mesmo outros tipos de obra de arte também podem ser uma proposta interessante, transformando a loja em uma verdadeira galeria, deixando-a ainda mais elegante e chamativa. Neste caso, levar em conta o público da loja é também muito importante, para que as pessoas não fiquem receosas em entrar no espaço.

Clássico e Moderno

Fonte: Arquitetude.

É possível também realizar essa harmonização de moderno com clássico na iluminação. Luminárias com visual antigo estão em alta. Além de serem elementos decorativos muito bonitos para espaços comerciais, elas podem ser complementadas com lâmpadas econômicas, de visual retrô, ou mesmo com lâmpadas de visual moderno, criando um contraste interessante.

Comerciantes que pensam em realizar esse tipo de mistura em suas lojas devem, antes de tudo, pensar se esta é uma opção que irá agradar seu público. Afinal, não vale a pena investir em mudanças que, ao invés de atrair mais compradores, irá afastá-los. Neste sentido, contar com um projeto de arquitetura personalizado e bem pensado para o ambiente pode fazer toda a diferença.

Assim, antes de investir em móveis e objetos decorativos, consultar um escritório de arquitetura especializado em projetos comerciais pode ser bastante válido. Os profissionais responsáveis pelo projeto irão realizar um extenso e profundo estudo, levando em conta tudo o que for proposto pelo comerciante, assim como detalhes sobre seu público-alvo.

Loja

Fonte: Arquitetude.

Desta forma, o projeto é adaptado, atendendo não só aos anseios do dono da loja, como também chamando atenção de seus clientes. Gerar receita através de vendas de ocasião pode fazer com que o que foi gasto com as mudanças se paguem rapidamente, tornando a mistura do clássico com o moderno um ótimo investimento para quem deseja redecorar sua loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *