5 dicas para contratar um arquiteto

5 dicas para contratar um arquiteto

Arquitetude Arquitetura Comercial, Arquitetura Corporativa, Arquitetura Residencial Leave a Comment

Ao comprar um novo imóvel, ou quando queremos reformar o que já temos, pode ser necessário ter uma ajuda. Alguém que saiba o que fazer, como conduzir uma obra, como fazer um bom design de interiores, como dispor móveis e objetos, etc. Para isso, existem dicas para contratar um arquiteto que são muito eficientes. Esse profissional deve possuir experiência para te auxiliar em qualquer projeto de arquitetura que você pretenda.

Confira 5 dicas para contratar um arquiteto

1- Tenha bastante paciência

Não adianta querer contratar um arquiteto às pressas. É preciso paciência e, além disso, saber exatamente o que você pretende. Faça pesquisas, converse com vários arquitetos e arquitetas, tire todas as dúvidas necessárias e, acima tudo, saiba compreender que uma reforma demanda tempo.

Não adianta querer tudo “para ontem”. Um projeto de arquitetura bem desenvolvido, ainda mais se ele for grande, vai precisar de um prazo justo para ser concluído. Entre as dicas para contratar um arquiteto, essa é uma das mais relevantes. Isso porque é necessário que você entenda a duração de cada etapa da obra.

5 dicas para contratar um arquiteto

Fonte: Envato

2- Veja os projetos que ele já concluiu

Todo bom arquiteto que se preze possui portfólios para exibir seus projetos realizados. Atualmente, devido à facilidade desta possibilidade, muitos fazem isso através da internet. É essencial avaliar os trabalhos do arquiteto para saber se aquilo está de acordo com o projeto que você pretende realizar.

Para completar, uma das dicas para contratar um arquiteto é não somente ver as obras a distância, mas visitá-las para fazer uma avaliação de sua qualidade.

3- Sempre confira o registro

Essa dica é muito importante. Isso pode implicar diretamente na qualidade do serviço que será prestado. Atualmente, todo arquiteto precisa ter um cadastro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) e não mais no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). A classe dos arquitetos criou seu próprio conselho.

Dicas para contratar um arquiteto: veja os projetos que ele já concluiu

Fonte: Envato

4- Marque uma reunião no escritório e diga tudo o que precisa

Essa é a hora perfeita para conhecer quem é o profissional que você vai estar confiando sua obra. Ao mesmo tempo, também é uma oportunidade para que ele te conheça e você tire todas as dúvidas que possa ter. Procure entender a fundo quem é o arquiteto ou arquiteta, como é processo de trabalho que realiza e como será a relação de vocês durante a execução do projeto.

Apresente suas expectativas, quais as referências que você já pensou e outras informações pertinentes ao trabalho. Isso permitirá que ele compreenda o que você quer e qual o seu perfil. E não hesite em perguntar tudo o que quiser! O arquiteto está ali para te ajudar e esclarecer o que for preciso.

Marque uma reunião no escritório e diga tudo o que precisa

Fonte: Envato

5- Só comece a obra quando tiver um projeto pronto

Essa é uma das dicas para contratar um arquiteto mais eficientes a longo prazo. Muitas pessoas dizem que a arquitetura é um serviço apenas de luxo. Entretanto, isso não é um fato, mas muita gente acaba acreditando. Quando uma construção é feita, não se trata apenas da obra em si, mas também da manutenção que ela exigirá futuramente.

Investir no serviço de um escritório de arquitetura competente só tem a trazer benefícios para o seu projeto. Isso porque, ao ter pessoal qualificado realizando uma obra perfeita, não será necessário refazer tudo em um futuro próximo. Isso sairia muito mais caro e improdutivo.

Só comece a obra quando tiver um projeto pronto

Fonte: Envato

Pense bem na hora de executar um projeto de arquitetura. Para que o serviço seja realmente eficiente, é preciso seguir as dicas para contratar um arquiteto de maneira fiel. Além disso, é essencial que você considere outros fatores significativos sobre a obra idealizada.

A Arquitetude possui portfólios de arquitetura comercial, arquitetura corporativa e arquitetura residencial. Com experiência e compromisso, os projetos são realizados sempre pensando no melhor para o cliente. Entre em contato e faça um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *