Dicas para economizar energia em casa

Dicas para economizar energia em casa

Arquitetude Arquitetura Residencial Leave a Comment

Atualmente, uma das grandes buscas por parte da sociedade tem a ver com a economia de energia elétrica. Em épocas de alto consumo, como o verão, é importante atentar-se a certos detalhes para que não haja nenhum susto com a conta de luz. Sendo assim, conheça as dicas para economizar energia em casa e veja como otimizar seu orçamento para essas contas.

Veja 5 dicas para economizar energia em casa

Atenção ao modelo de lâmpada utilizado

Você sabia que lâmpadas incandescentes gastam até quatro vezes mais energia do que as lâmpadas fluorescentes? Por isso, uma das dicas para economizar energia em casa é fazer a substituição das lâmpadas incandescentes. Se possível, mudar todas para as LEDs, que gastam menos ainda. Assim, naturalmente o custo é diminuído.

Lâmpadas incandescentes são caracterizadas por converter a energia em luz e calor, o que faz o consumo ser maior. Elas até são mais baratas, mas apenas 5% da energia gerada é convertida em luz. Os outros 95% são transformados em calor, assim, explica-se o enorme desperdício gerado.

Dicas para economizar energia em casa

Fonte: Freepik

Já as lâmpadas fluorescentes, por sua vez, também possuem sua desvantagem. Sua composição possui uma pequena quantidade de mercúrio, que é um elemento tóxico que prejudica tanto a natureza quanto o homem. Se for utilizá-las, quando fizer o descarte, tenha atenção para fazer a reciclagem de forma correta.

As lâmpadas de LED, que são as melhores opções, possuem como desvantagem o seu preço, pois são bem mais caras. Entretanto, elas duram muito mais, não contém mercúrio na composição, não atraem insetos e ainda ajudam na economia de energia.

Utilize fotocélulas na área externa e em varandas

Células fotoelétricas só acendem à noite, a partir do momento em que a sombra as alcança. Sendo assim, elas são ótimas opções entre as dicas para economizar energia em casa e perfeitas para varandas e outras áreas externas. Para os jardins, uma outra dica é a utilização das luminárias solares, que armazenam a energia do sol durante o dia e acendem à noite sem gastar nada da eletricidade normal.

Utilize fotocélulas na área externa e em varandas

Fonte: Freepik

Retire os aparelhos das tomadas

Muita gente ainda acredita que isso é um mito, mas é verdade. Aparelhos que ficam em stand-by para manter o funcionamento de sensores e relógios são vilões silenciosos do gasto de energia, pois as pessoas imaginam que desligá-los no controle já é o suficiente, mas não é.

Portanto, se não estiver usando, evite deixar na tomada as TVs, micro-ondas, DVDs e outros aparelhos que mantém as famosas “luzinhas” acesas quando desligados. Existe também um outro sugador de eletricidade que faz parte do nosso dia a dia: o carregador de celular. Quando não estiver usando, tire-o da tomada. Isso economiza energia e aumenta a vida útil do seu carregador.

Esse cuidado de retirar os aparelhos das tomadas também ajuda a prevenir contra danos por picos de energia ou queda de raios, por exemplo.

Veja como economizar energia em casa

Fonte: Freepik

Uso consciente da máquina de lavar

Se você usar a máquina de lavar com 5 peças de roupa ou com ela totalmente cheia, o gasto de energia é o mesmo. Por isso, uma das dicas para economizar energia em casa é usar esse aparelho de forma consciente.

Que tal esperar juntar uma boa quantidade de roupa suja para colocá-la para funcionar? Você vai economizar luz e água ao mesmo tempo se usar a máquina menos vezes na semana.

Retire os aparelhos das tomadas

Fonte: Freepik

Iluminação bem planejada

Sensores de presença são uma excelente alternativa entre as dicas para economizar energia em casa. Eles fazem com que as luzes se apaguem automaticamente quando não há ninguém no ambiente. Para os esquecidos, é uma grande solução. Esse tipo de sistema pode ser instalado em áreas externas ou que são pouco usadas, mas também em cômodos internos acoplados a outros aparelhos, como as TVs.

Não é tão difícil economizar energia na sua residência. A conscientização é o que mais ajuda para esse objetivo. Além disso, contratar um escritório de arquitetura experiente vai fazer com que o projeto do seu lar fique funcional, algo que vai muito além da beleza. Entre em contato com a Arquitetude e faça um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *