Arquitetura comercial loja de roupas

Dicas para escolher o arquiteto certo para o seu projeto comercial

Arquitetude Arquitetura Comercial Deixe um Comentário

Escolher um arquiteto para realizar o seu projeto comercial nem sempre é fácil. Existem bons profissionais no mercado, mas como descobrir quem são eles? Confira algumas dicas para escolher o arquiteto certo para o seu projeto comercial.

Escritório de arquitetura

Fonte: Arquitetude.

1. Use a internet

Uma pesquisa em qualquer mecanismo de busca pode ajudar a localizar informações sobre arquitetos especializados em projetos comerciais, incluindo suas localizações, elogios e críticas de clientes anteriores entre outras informações importantes. Esta pesquisa pode fornecer uma lista básica de alguns arquitetos que trabalham na sua área para usar como ponto de partida.

É claro que sua pesquisa deve se estender além da busca de informações sobre profissionais e escritórios de arquitetura que estão na sua vizinhança. Afinal, existem ótimos profissionais por toda a cidade e pode valer muito a pena conhecer o trabalho deles, mesmo que não estejam tão próximos.

2. Converse com pessoas que fizeram um projeto comercial

Caso tenha contatos na sua área de atuação, não será difícil encontrar alguém que fez um projeto de arquitetura comercial e que esteja plenamente satisfeito com tudo o que foi executado para indicar um ótimo profissional ou escritório.

Além do contato, peça para visitar o estabelecimento (caso ainda não o conhece). Assim fica mais fácil observar detalhes e fazer algumas perguntas mais específicas sobre como projeto foi desenvolvido, como se deu a parceria, se o profissional era acessível, etc. Quando uma pessoa que conhecemos se mostra muito satisfeita com seu projeto, fica mais fácil confiar no profissional.

Dicas para escolher o arquiteto certo para o seu projeto comercial

Fonte: Arquitetude.

Geralmente é um bom sinal quando um determinado profissional ou escritório de arquitetura tem muitos clientes antigos, que já realizaram vários projetos em diferentes momentos. Afinal, quando um ótimo projeto de arquitetura comercial é executado não existe necessidade de recorrer a outros profissionais.

3. Troque ideias com os profissionais

Depois de realizar o seu levantamento para escolher o arquiteto certo para o seu projeto comercial, é hora de conversar com os profissionais selecionados. Mesmo que marcar várias reuniões com vários profissionais possa parecer cansativo, isso é algo que precisa ser feito.

O objetivo destas reuniões não é simplesmente verificar as qualificações e habilidades dos profissionais. É preciso comparar algumas propostas e valores para descobrir o profissional adequado para o trabalho e que ofereça um orçamento que caiba em seu bolso. Certifique-se de deixar claro desde o início quais são suas expectativas.

Não escolha o primeiro profissional que encontrar. Converse com alguns deles antes de escolher o melhor para o seu projeto. Não tenha medo de fazer perguntas sobre como o arquiteto vai lidar com os vários desafios que podem surgir ao longo do desenvolvimento e execução do projeto de arquitetura comercial.

Projeto de arquitetura para restaurante

Fonte: Arquitetude.

4. Faça um contrato

Certifique-se de que tudo o que foi conversado será colocado em um contrato, pois isto será muito importante para ambas as partes. O contrato formaliza tudo o que foi combinado, fornecendo uma lista do que deve ser executado, seus valores e prazos, assim como direitos e deveres tanto do contratante quanto do contratado.

Além disso, também converse com o profissional escolhido para realizar seu projeto de arquitetura comercial sobre a possibilidade de manter algumas reservas caso ocorra algum problema que não foi previsto. É normal ter contratempos em uma obra, e reservar uma verba para emergências é fundamental para não acabar se endividando.

Para garantir que seu projeto seja bem-sucedido, reserve bastante tempo para escolher o arquiteto certo para o seu projeto comercial. É preciso encontrar um profissional não só com habilidades e experiência para lidar com o trabalho, mas também manter uma comunicação clara e levar em conta suas sugestões. Assim, o seu projeto ficará do seu jeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *