Qual a diferença entre arquitetura e design de interiores

Qual a diferença entre arquitetura e design de interiores

Arquitetude Arquitetura Comercial, Arquitetura Corporativa, Arquitetura Residencial Leave a Comment

Quem vai fazer uma reforma em casa sempre fica em dúvida sobre qual profissional deve contratar: arquiteto ou designer de interiores. Afinal, nem sempre as diferenças entre essas duas profissões ficam claras. Conheça, então, qual a diferença entre arquitetura e design de interiores.

Arquitetura ou design

Fonte: Freepik.

Arquitetura

Muita gente pensa que o trabalho dos arquitetos consiste em apenas escolher materiais e objetos decorativos para casa. Porém, eles fazem muito mais do que isso: os arquitetos são os profissionais responsáveis por idealizar e projetar espaços para os mais diversos usos. Eles não só podem desenhar e adaptar plantas, como também acompanhar obras, criar projetos de iluminação, identificar os melhores materiais para a obra, dentre várias outras coisas.

Os arquitetos pensam no espaço levando em conta seu uso e não apenas critérios estéticos. Isso permite a criação de ambientes internos e externos muito bonitos e funcionais, gerando conforto e bem-estar para as pessoas que o habitam.

Quem precisa realizar mudanças estruturais em um ambiente, como mudar uma parede de lugar, por exemplo, certamente precisará da consultoria de um arquiteto, que fará uma avaliação do espaço para verificar se a mudança é viável ou os tipos de adaptações que precisam ser feitas para que a obra possa ser executada.

Arquitetura e Design

Fonte: Freepik.

Além disso, este profissional desenhará a planta do novo espaço, além de fazer a discriminação de todos os materiais que serão utilizados para executar a obra e dar acabamento no ambiente. Muitas vezes, é o arquiteto que desenvolveu o projeto que irá acompanhar a execução da obra, garantindo sua segurança, para que todos os detalhes planejados fiquem conforme o imaginado.

Atualmente, realizar obras de reforma e construção sem a presença de um arquiteto é ilegal de acordo com a legislação brasileira, mas algo que ainda acontece muito. O principal problema disso é que não ter um arquiteto responsável pela obra coloca a vida de todos em perigo, além de não haver como assegurar se sua execução foi realizada de forma satisfatória.

Design de interiores

Já o designer de interiores trabalha mais no sentido de decorar o ambiente. Ele também pensa no visual, na funcionalidade, na ergonomia e no conforto dos espaços e pode trabalhar ou não em parceria com um arquiteto. A principal diferença entre as profissões é que o designer de interiores não está autorizado a realizar mudanças estruturais nos espaços, apenas estéticas.

Arquitetura

Fonte: Freepik.

Um designer pode definir materiais, acabamentos, cores, objetos decorativos, dentre vários outros detalhes, para todo tipo de espaço, mas sua profissão não o permite projetar mudanças mais drásticas, como a retirada ou construção de paredes no ambiente. Além disso, o trabalho de um designer de interiores, como seu próprio nome já diz, restringe-se ao interior dos ambientes.

designers de interiores formados em cursos superiores e com especializações. Mas, diferente dos arquitetos, não é incomum que o designer de interiores tenha realizado um curso de curta duração (técnico ou tecnólogo) ou mesmo seja autodidata, pois esta não é uma profissão que exije nível superior.

Qual profissional contratar: arquiteto ou designer de interiores?

Para se decidir sobre o que é melhor para realizar determinado trabalho, é importante saber o que se quer e conhecer bem essas profissões. Reformas simples e estéticas podem ser pensadas e executadas tanto por arquitetos quanto designers. Porém, quando se trata de mexer na estrutura da casa, ter um arquiteto sempre presente é fundamental.

Projetos de arquitetura

Fonte: Freepik.

Também vale a pena considerar a contratação de um escritório de arquitetura, que possui equipes multidisciplinares de profissionais com diferentes formações e certamente pode atender bem qualquer tipo de projeto, seja ele apenas estético ou estrutural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *