Evite erros comuns na arquitetura comercial

Evite erros comuns na arquitetura comercial

Arquitetude Arquitetura Comercial Deixe um Comentário

Ao montar um negócio, dezenas de fatores devem ser levados em consideração. Se a intenção for ter uma loja física, pensar em como será o ambiente é o primeiro deles. Mas isso não é tão simples como parece. É preciso estar atento sobre os muitos fatores envolvidos ao montar uma loja. Isso é para que sejam evitados erros comuns na arquitetura comercial do seu ambiente de trabalho.

arquitetura comercial“>
Evite erros comuns na arquitetura comercial
Foto Arquitetude

Algumas dicas para evitar erros comuns na arquitetura comercial

Busque ajuda profissional

Se você não possui experiência com design de interiores e assuntos em comum, contratar um serviço de arquitetura é essencial. Projetos de arquitetura comercial vão muito além de escolha de cores e móveis, é um trabalho minucioso.

Tendo um profissional de confiança ao seu lado suas chances de obter sucesso são enormes. Ele irá estudar com você sobre a identidade da marca e o público-alvo. Assim, poderá fazer um bom planejamento de cores, texturas, decoração, materiais, disposição de elementos e outros fatores que façam um diálogo direto com o projeto que você idealiza.

Vitrine bagunçada não pode

A vitrine de uma loja é como nosso rosto: é o cartão de visitas do local e também o item mais fácil para encontrar erros comuns na arquitetura comercial. Ter uma vitrine bem apresentada conta muito no que diz respeito à atração da clientela. Ela é o primeiro contato do cliente com seu produto, é onde pode acontecer ou não um amor à primeira vista.

Evite erros comuns na arquitetura comercial
Fonte: Envato

A vitrine deve ser bem iluminada, com os produtos ideais escolhidos para aquele momento e você ainda pode aproveitar a época do ano para fazer uma decoração bacana. Lembrando sempre de ter cuidado para não poluir demais. A vitrine deve atrair o cliente para dentro da loja, para que ele aprecie e possa vir a adquirir mais produtos. Portanto, evite colocar muitas das suas mercadorias em exposição. A ideia é causar uma curiosidade, que resulte na visita e, posteriormente, em uma compra.

Cuidado com o excesso de elementos

Quando um cliente entra em uma loja, ele busca ficar sempre à vontade. Poder transitar com liberdade e facilidade, ver os produtos, tocá-los, poder experimentar quando for necessário, etc. Para que ele tenha essa experiência, a loja precisa ter uma boa disposição dos elementos que ela possui. Se tiver produto demais exposto, isso pode atrapalhar.

Evite erros comuns na arquitetura comercial
Fonte: Envato

Em um dia de loja cheia, por exemplo, o trânsito de pessoas vai ser prejudicado e o espaço vai ficar bem apertado. Esse tipo de coisa é ruim para o seu negócio, porque uma má experiência do cliente na loja tira a possibilidade de fidelização dele. É preciso escolher bem os produtos que vão ficar expostos, onde eles estarão organizados, a disposição do caixa e se os corredores e demais espaços estão adequados para o fluxo de pessoas.

Saber como o seu público se comporta é um fator importante, pois possibilita a realização da otimização do espaço.

Faça um bom planejamento

Se você vai montar uma loja para seu empreendimento, você terá uma noção inicial do espaço disponível. Tendo essa percepção, será possível realizar um planejamento de como organizar o ambiente evitando erros comuns na arquitetura comercial. Onde precisa de mais iluminação, qual tipo de móvel usar, onde colocar ou não colocar mais cores, onde ficará o caixa, entre outros fatores.

Evite erros comuns na arquitetura comercial
Fonte: Envato

É importante também atentar-se para as condições dos espaços da loja. Todos eles devem ser acessíveis para aquele público que você pretende atender. Deixar certos detalhes para última hora pode atrapalhar o projeto. Fazer modificações “tapa buraco” e de improvisação são erros graves, por isso planejar é tão importante.

Nunca se esqueça de expor sua marca através da arquitetura da loja. Sua identidade visual e seus objetivos, através de um bom planejamento de decoração, devem estar refletidos no ambiente. Isso evitará erros comuns na arquitetura comercial, marcará o cliente e será sempre positivo para o negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *