A importância de criar uma identidade visual comercial única

A Importância de criar uma identidade visual comercial única

Arquitetude Arquitetura Comercial, Arquitetura Corporativa Deixe um Comentário

A identidade visual de uma loja é um dos alicerces para o seu sucesso, pois é dela que sempre lembramos na hora em que estamos olhando uma vitrine ou apenas passeando pelo shopping. Dessa forma, evidencia-se a importância de criar uma identidade visual comercial e marcante para as lojas, pois mais do que a decoração do estabelecimento, o uso de elementos que destacam e se diferenciam, dentre tantos outros, são extremamente importantes para que os clientes possam se lembrar da marca.

A identidade visual é a tradução da imagem da sua marca na loja, e é o instrumento usado pela arquitetura comercial que faz com que seu público a perceba como você quer. As cores, a forma como a vitrine é arrumada, alguns elementos decorativos, mobiliário e até o revestimento das paredes: tudo isso faz parte da identidade visual comercial de uma empresa.

Óticas Solvang do Shopping Metropolitano e a nova no Américas Shopping.

Óticas Solvang do Shopping Metropolitano e a nova no Américas Shopping

 

Exemplos do uso da identidade visual comercial

Um bom exemplo disso é a Solvang, uma ótica que contratou a Arquitetude para criar o projeto de sua nova loja no Américas Shopping. A Solvang já contava com outras lojas, que não passariam por mudanças. Portanto, a nova loja deveria se basear na identidade visual já existente, além de melhorá-la de alguma forma.

No projeto da nova loja no Américas Shopping, a cor da marca ganhou destaque e a vitrine seguiu o mesmo padrão de prateleiras e arrumação. Foi desenvolvido um novo projeto de iluminação, dando destaque aos belos óculos em exposição, além de uma estampa exclusiva que acabou sendo utilizada como papel de parede.

Identidade Visual Comercial

Detalhe da estampa exclusiva criada pela Arquitetude para a identidade visual das Óticas Solvang.

A reformulação da identidade visual da loja não precisa descartar totalmente todo o trabalho feito anteriormente: ela deve complementar o que já existe, de forma que torne possível reformar as lojas existentes sem que seja necessário uma enorme paralisação das atividades para as obras. Essas mudanças sempre conseguem impactar o cliente de forma positiva, destacando ainda mais a marca.

O projeto desenvolvido pela Arquitetude para as lojas da marca WQSurf incluiu apenas alguns detalhes: o expositor de óculos e a testada vermelha. E neste caso, a obra foi feita em apenas 3 dias!

Identidade Visual Comercial

Reformulação da identidade visual da loja WQSurf, desenvolvida pela Arquitetude

Mais um exemplo foi a loja Complemento, que também teve sua identidade visual reformulada pela Arquitetude. A empresa já contava com a loja do Shopping Città América. Sem abandonar as formas de exposição da primeira loja, a Arquitetude criou soluções usando os mesmos materiais, no caso o acrílico, e as cores preto e branco, para que a identidade visual das lojas se complementassem.

Portanto, na hora de abrir uma filial, não se esqueça de manter uma identidade única. A identidade visual comercial da marca é o que a identifica e a destaca aos olhos do consumidor. Como é praticamente impossível ter lojas iguais em todos os lugares, vale a pena contar com a ajuda de um escritório de arquitetura especializado no assunto.

 Identidade Visual Comercial

Lojas Complemento do Shopping Città América e do Recreio Shopping

 

Deixe seu Comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *