Móveis ergonômicos: conforto no trabalho

Quem nunca teve dor nas costas depois de passar oito horas sentado trabalhando? Ou ficou com dor no pescoço após um dia inteiro na frente do computador? É por causa destas e muitas outras dores que empresas de móveis começaram a fabricar móveis ergonômicos, proporcionando muito mais conforto no trabalho.

Mas você sabe o que são móveis ergonômicos?

Móveis ergonômicos - Móveis para escritórioFonte: Arquitetude.

Ergonomia” vem do latim: “ergon” é trabalho e “nomos” é algo relativo a normas, regras e leis. Portanto, a ergonomia é o estudo científico da relação do ser humano com seu ambiente de trabalho. Com objetivo de gerar conhecimentos que melhorem a adaptação das pessoas ao trabalho, profissionais de diferentes áreas desenvolveram uma série de aparatos que proporcionam mais conforto ao ambiente corporativo. E um destes acessórios são os móveis ergonômicos.

A ergonomia dos móveis não só deixam os trabalhadores mais confortáveis durante o período em que estão trabalhando. Ele também previnem o aparecimento de doenças crônicas, como desvios de coluna e tendinites, e acidentes no trabalho. Por isso, ao ouvir falar de arquitetura corporativa, não podemos deixar de fora este tópico.

Sentindo menos desconforto, os trabalhadores tendem a produzir mais, e é isso que a ergonomia busca. Cadeiras e mesas ergonômicas tendem a ser muito confortáveis, além de ajudar os funcionários das empresas a manter a postura correta por mais tempo, prevenindo dores e cansaços.

Móveis para escritório - Móveis ergonômicosFonte: Pinterest.

Como escolher móveis ergonômicos?

Móveis ergonômicos para escritórios devem proporcionar conforto físico e psicológico, além de ter ótima qualidade e aparência elegante. Afinal, passamos mais tempo no escritório do que em casa e queremos cada vez mais trabalhar em ambientes mais agradáveis. A escolha dos móveis também deve levar em conta a facilidade na hora de limpar e estimular a organização dos espaços de trabalho.

Mesas: devem possuir uma superfície adequada para a quantidade de material que irá receber. Se um funcionário trabalha apenas com um notebook, sua mesa poderá ser menor do que aquele que desenvolve uma atividade com computador, blocos de anotações e impressora. Nesse último caso, será necessário também levar em conta a passagem de cabos. Mesas com formato redondo ou oval são boas para reuniões, pois é fácil encaixar as cadeiras em torno delas. Já as com formato em L são dinâmicas e facilitam a vida de quem tem computador, mas também precisam de uma bancada livre para escrever. As mesas tradicionais, com forma retangular, são fáceis de encaixar em qualquer layout. Uma mesa de escritório ideal deve ficar a 74 centímetros do chão e suas medidas para receber um computador tradicional devem ser de pelo menos 80 centímetros e comprimento e 50 centímetros de profundidade.

Mesas de escritório ergonômicosFonte: Arquitetude.

Cadeiras: a escolha das cadeiras para escritório também vai depender do tipo de trabalho que será desenvolvido por quem se senta nela. Cadeiras com apoio para os braços, por exemplo, são indicadas para quem passa muito tempo ao computador. Em regras gerais, todas as cadeiras ergonômicas para escritório devem ter ajuste de altura e apoio para a coluna ajustável, além de bordas arredondadas que facilitem a distribuição do peso e a circulação sanguínea, mantendo as coxas paralelas ao chão. Elas também devem ter apoio em 5 pés de rodízios com estabilidade, que ajudam a evitar quedas, assim como revestimento estofado onde houver contato com a pele, para facilitar a eliminação do suor. Amortecedores não são obrigatórios, mas ajudam a evitar traumas na coluna.

Espaços de armazenamento: para ajudar a manter a aparência do escritório sempre arrumada, é necessário providenciar armários, estantes e prateleiras para armazenar documentos, papelada e material de apoio. A caixa ideal para arquivar papel é a plástica branca, pois é fácil de higienizar, além de não manchar os documentos por conta da cor. Os papéis devem ser mantidos organizados, para facilitar na hora de localizar o material e não gerar estresse. Se for possível, vale a pena destinar a cada funcionário um pequeno gaveteiro com tranca, para armazenamento de objetos pessoais e material que precisa ficar sempre a mão.

Móveis ergonômicos que trazem conforto ao escritórioFonte: Arquitetude.

Agora que você já sabe as principais características dos móveis ergonômicos, fica mais fácil criar um escritório mais confortável para seus funcionários.

Postagens Recentes
Categorias das postagens
Receba novidades
Assine nossa newsletter para obter informações atualizadas, notícias ou insights de design.
Abrir Bate-Papo
1
Fale conosco
Olá, nós somos a Arquitetude | Escritório de Arquitetura e Projetos. Podemos te ajudar?