Saiba escolher os melhores móveis para restaurante

Saiba escolher os melhores móveis para restaurante

Arquitetude Arquitetura Comercial Deixe um Comentário

Saber escolher os melhores móveis para restaurante é sempre uma das primeiras ações de quem deseja se tornar um empreendedor no ramo de alimentação.  Com a gastronomia em alta, donos de restaurantes e chefs buscam opções para modificar seus estabelecimentos, chamando mais atenção dos consumidores e se destacando da concorrência. E uma das formas de mudar o visual do ambiente é trocando o mobiliário.

Projeto de arquitetura

Fonte: Arquitetude.

Um ambiente bonito e bem decorado chama realmente mais atenção do que outros com visual mais antigo e sem graça, não apenas em se tratando de lojas e estabelecimentos, mas também restaurantes. Todo mundo prefere comer num local arrumado e limpo e o mobiliário comercial presente no espaço influencia muito nisso.

E, apesar da gastronomia estar em alta, a crise também tem afetado o setor e muitos comerciantes infelizmente já sentem seu efeito. Segundo uma recente reportagem sobre a crise no ramo de alimentação do jornal O Globo, até os restaurantes mais tradicionais têm sido afetados. O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes estima que essa queda no movimento já chegava a 40% em junho deste ano.

Apesar disso, existem sim formas de superar o problema. A principal delas talvez nem seja aumentar os preços do cardápio, mas sim escolher os melhores móveis para restaurante e mostrar aos consumidores que o espaço está novo, tendo em vista que o ambiente fica mais bonito, atrativo e interessante.

Arquitetura comercial

Fonte: Arquitetude.

Ter bons móveis no restaurante mostra aos clientes que o estabelecimento está preocupado com o conforto e saúde de todos. Sentar-se numa cadeira confortável e aconchegante, que oferece um bom suporte para coluna e está combinada com uma mesa de altura adequada e bordas arredondadas, por exemplo, pode tornar qualquer refeição mais prazerosa.

Ao proporcionar um conforto maior, você também faz com que eles permaneçam mais tempo no restaurante, consumindo mais e melhorando a arrecadação do local. Vale lembrar que essa regra não serve para todos os tipos de restaurantes. Os de tipo Fast-Food são apenas de madeira ou fibra, para que a pessoa se sinta levemente confortável, mas que não permaneça por muito tempo, cedendo um lugar para o próximo cliente.

Por isso, esqueça essa ideia de que cadeiras e mesas são todas iguais. Saber diferenciá-las pode ser sinônimo de sucesso de um negócio.

Como escolher os melhores móveis para restaurante

Tipo de negócio x tipo de mobiliário: a primeira coisa que o empresário deve saber é que existem realmente vários móveis lindos e diferentes, mas muitos deles não foram feitos para serem usados em restaurantes. Como são espaços que costumam ter grande circulação, provavelmente os levará a um desgaste rápido e a necessidade de substituição. Por isso, a primeira característica que devemos analisar é se os móveis realmente servem para o restaurante.

Saiba escolher os melhores móveis para restaurante

Fonte: Arquitetude.

Qualidade e durabilidade: móveis para estabelecimentos comerciais precisam oferecer ótimo desempenho, para que o dinheiro empregado neles não se perca rapidamente. É claro que os móveis de restaurantes costumam necessitar de troca com certa periodicidade. Porém, quanto melhor sua qualidade, menor será essa frequência.

Atualmente, já existem vários fabricantes que trabalham com matérias-primas de alta qualidade e que exigem pouca manutenção como aço inoxidável, por exemplo, ao mesmo tempo em que oferecem uma longa durabilidade. Esta pode ser uma ótima opção para seu negócio, tendo em vista que os gastos frequentes com mobiliário serão mínimos.

E não se esqueça que, atualmente, a sustentabilidade é algo muito importante para uma boa parte da população. Por isso, pode ser uma boa ideia adquirir móveis feitos de forma sustentável e ecologicamente correta, atraindo o público não só devido à beleza do espaço, como também pelas características ecofriendly do estabelecimento. Madeira de reflorestamento pode ser uma excelente opção.

Móveis para restaurantes

Fonte: Arquitetude.

Ergonomia para um melhor conforto: lembre-se também de analisar a ergonomia dos móveis, pois são suas características ergonômicas que irão proporcionar conforto para seus clientes. Se um atendimento ruim faz com que um cliente não volte ao seu restaurante, a falta de conforto pode levar ao mesmo resultado.

Tipo de restaurante x tipo de mobiliário: antes de escolher os melhores móveis para restaurante, leve em conta o tipo de culinária que será preparada no local. Isso também vai influenciar na escolha do design dos móveis. Restaurantes mais modernos, por exemplo, devem ter móveis diferenciados e contemporâneos, enquanto os mais tradicionais podem contar com um mobiliário mais rústico.

Atenção às medidas: é extremamente importante observar medidas e proporções para o tipo de restaurante que será instalado. Uma mesa confortável deve ter 75 centímetros de altura e ser combinada com cadeiras que tenham acentos de 43 a 45 centímetros do chão. Essas medidas são tradicionais, contribuindo com o conforto físico e geralmente ajudando numa postura mais correta.

Arquitetura comercial

Fonte: Arquitetude.

Não há uma altura certa para os encostos das cadeiras, mas o ideal é que ela proporcione um bom suporte para a coluna e não seja muito reta, acomodando melhor as costas. Cadeiras para restaurantes não contém regulagens, então pode ser uma boa ideia testar algumas para encontrar uma boa opção para o seu negócio.

Para quem ainda não tem ideia do que escolher, contar com uma consultoria especializada pode ser uma boa saída. Escritórios de arquitetura oferecem esse tipo de trabalho e podem não só indicar os móveis mais ergonômicos para um restaurante, como também os que oferecem o melhor visual e desempenho.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre como escolher os melhores móveis para restaurante, entre em contato com a Arquitetude, que possui uma equipe completa e capaz para desenvolver um projeto personalizado para o seu restaurante se destacar da concorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *