O que é arquitetura comercial

O que é arquitetura comercial

Arquitetude Arquitetura Comercial Deixe um Comentário

A arquitetura comercial é um nicho que vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais, tendo em vista que muitos empresários comerciantes passaram a entender a importância de oferecer mais do que um estabelecimento arrumado para seus clientes. Mas, afinal, o que é arquitetura comercial? E por que ela é tão importante para manter os clientes interessados?

Arquitetura para lojas

Fonte: Arquitetude.

O que é arquitetura comercial?

Como seu próprio nome já diz, a arquitetura comercial é o ramo da arquitetura que desenvolve projetos para espaços comerciais, como lojas, quiosques, bares, restaurantes e todo tipo de estabelecimento. Ter um ambiente comercial atrativo não é mais sinônimo apenas de um espaço arrumado e bons produtos, pois o consumidor contemporâneo está muito mais exigente.

Abrir uma loja cujo espaço levou em conta apenas o que outras marcas já estão fazendo, reproduzindo a estética que se vê em outros estabelecimentos, nem sempre é o suficiente para se destacar no meio de tantas outras. Ter uma arquitetura comercial planejada ajuda a se destacar na multidão, mostrando que esta é uma marca única através de uma identidade visual muito bem trabalhada.

Mas, ao se projetar uma loja, não basta apenas pensar em seu espaço físico e como os produtos serão apresentados. Atualmente, a arquitetura comercial precisa levar em conta também o público-alvo da marca, a circulação da loja, cores, iluminação, apresentação da marca no ambiente e muitos outros detalhes que, a princípio, nem percebemos, mas que fazem uma enorme diferença.

O que é arquitetura comercial

Fonte: Arquitetude.

Quando bem pensado, um projeto de arquitetura comercial é capaz de destacar a loja e atrair muita gente. Afinal, um dos primeiros pontos que conquista o público é a forma como ele percebe o espaço da loja e ter um ambiente bonito, bem decorado e com uma boa iluminação é realmente um diferencial. Porém, uma loja bonita, mas que não oferece conforto algum acaba espantando o público.

A princípio, ter um projeto de arquitetura comercial para uma loja pode parecer algo dispendioso ou um investimento que irá demorar a dar resultados, porém a realidade não é essa. Uma loja mais bonita, organizada, funcional e que ofereça uma ótima experiência aos consumidores tende a alcançar o sucesso mais rapidamente, tornando este um investimento que vale muito a pena.

Quem está pensando em abrir uma loja (ou mesmo buscando formas de melhorar uma que já está aberta) pode encontrar num projeto comercial aquele diferencial que estava faltando. Todo dinheiro utilizado para melhorar o ambiente para os clientes não deve ser encarado como um gasto, mas como um investimento que dará retorno a médio prazo.

Arquitetura comercial

Fonte: Arquitetude.

Para começar o planejamento de qualquer comércio, o ideal é buscar por um arquiteto ou escritório de arquitetura especializado em projetos comerciais. Isso pode ajudar não só a acelerar o processo de planejamento, como também ter junto a equipe um profissional experiente e que já conhece bem todas as normas e leis que tangem este tipo de projeto.

Tão importante quanto oferecer produtos de qualidade é ter um ambiente bonito, atraente e seguro para que os clientes possam circular, descobrir novidades e se surpreender. Sem um projeto de arquitetura comercial muito bem pensado, pode ser bem difícil conseguir atrair as pessoas de forma efetiva e gerar vendas.

A maioria das pessoas não está mais apenas interessada em comprar objetos, elas querem vivenciar uma experiência, saber mais sobre a marca e interagir com os produtos de diferentes formas. E a arquitetura comercial pode ajudar bastante nisso, não só decorando e organizando, como também criando um ambiente propício a esta experiência de compras mais complexa.

Como funciona a arquitetura comercial:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *