O que é mais importante ao projetar provadores

O que é mais importante ao projetar provadores

Arquitetude Arquitetura Comercial Deixe um Comentário

Para lojas de roupa há poucas coisas tão importantes para seu sucesso quanto os provadores. Você pode investir pesado em marketing e publicidade, mas se seus clientes não se conectam com seus produtos, sua empresa estará com problemas. Mas você sabe o que é mais importante ao projetar provadores?

O que é mais importante ao projetar provadores

Fonte: Arquitetude.

Para se ter uma ideia da importância dos provadores, a empresa norte americana Alerttech, especialista na área, fez um levantamento de dados do comportamento dos clientes e descobriu que aqueles que usam o provador são 7 vezes mais propensos a comprar produtos em comparação com aqueles que simplesmente vagam pela loja.

E, com os provadores mostrando tamanha importância para o varejo de roupas, dar atenção especial a esta área da loja ao se realizar o projeto do espaço. Veja o que é mais importante ao projetar provadores:

1. Espaço: nada pior do que tentar trocar de roupa num espaço pequeno e apertado, que foi criado sem nenhum cuidado, para “quebrar um galho”. Muitas vezes, quando não há espaço suficiente para se trocar, o cliente não consegue provar a roupa direito e ajustá-la ao corpo, o que faz com que ele não perceba todo o potencial do modelo e desista da compra.

Um provador ideal tem, pelo menos, um metro quadrado, mas isso pode variar dependendo do público do estabelecimento comercial. Numa loja de roupas infantis, é comum que a criança entre no provador com a mãe ou o pai e, por isso, o espaço precisa ser um pouco maior. Lojas que querem proporcionar mais conforto aos clientes também podem investir em provadores grandes.

Além disso, deve-se obrigatoriamente prever ao menos um provador para PNE (pessoas com necessidades especiais). Cadeirantes precisam de portas que abram para fora com 90 cm de largura e espaço de giro interno de 1,20 x 1,20.

Projeto de Arquitetura Comercial

Fonte: Arquitetude.

2. Iluminação: para que o cliente possa enxergar a roupa, é importante ter uma boa iluminação no provador. Mas essa iluminação deve fazer parte de um projeto luminotécnico que ajude a destacar os pontos fortes dos modelos. Além disso, é importante escolher lâmpadas que não esquentem, para que o provador não fique quente enquanto o cliente troca de roupa.

É comum escolher lâmpadas que não interfiram nas cores das roupas e instalá-las numa posição frontal, pois assim cria-se menos sombras, o que permite a maior observação de detalhes. Essa iluminação também é ligeiramente mais estimulante e faz com que o espaço pareça maior, tornando o provador mais confortável.

3. Climatização: é comum sentir calor e começar a suar quando trocamos muitas vezes de roupa. Isso acontece porque acabamos nos movimentando demais e, se o ambiente não está preparado para esse tipo de atividade, logo nos sentimos pouco confortáveis, principalmente quando o espaço é pequeno. Por isso, investir na climatização dos provadores é fundamental.

Porém não basta ligar um ventilador ou ar condicionado em cima do cliente e achar que está tudo certo. Climatizar um ambiente é deixá-lo numa temperatura confortável para que as pessoas se sintam bem nele. Um provador muito frio ou muito quente fará com que as pessoas evitem usá-lo, o que pode atrapalhar as vendas.

Projeto de provadores

Fonte: Arquitetude.

4. Espelhos: quem entra em um provador espera que ele tenha ao menos um espelho para que seja possível ver como está o caimento das roupas que está provando. Mas é possível ter mais de um espelho no provador, para que o cliente possa observar as roupas de diferentes ângulos. Isso também aumenta a probabilidade de ele ficar mais satisfeito.

Vale lembrar que espelhos de provadores devem refletir bem a realidade. Muitas lojas investem em espelhos que distorcem a imagem, fazendo com que a pessoa pareça mais alta e magra. Porém este tipo de artifício acaba levando a muitas reclamações e trocas, além de fazer com que o cliente se sinta enganado.

5. Ambientação: ganchos na parede, um banquinho no canto, um piso de temperatura agradável e até uma cortina interessante são itens que criam uma ambientação no provador e que tendem a deixar o cliente mais satisfeito. Tudo isso ajuda a deixar o provador, que nem sempre é um local agradável, bem mais confortável, ganhando a simpatia das pessoas que circulam por ele.

E vale ressaltar que ter um provador agradável é algo que pode gerar lucros para a loja, tendo em vista outra pesquisa divulgada também pela Alerttech, que constatou que 70% das decisões de compra são tomadas dentro do provador e que clientes que frequentam provadores acabam comprando duas vezes mais!

Portanto, não despreze a importância dos provadores para seu comércio e comece a investir num cantinho mais charmoso e confortável o quanto antes.

Deixe seu Comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *