Otimizando espaços para exposição de produtos

Otimizando espaços para exposição de produtos

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Qual o objetivo final de um projeto de arquitetura comercial? Há muitas metas em jogo, como determinar a melhor fachada, a melhor vitrine, as melhores cores, até o cheiro da loja, tudo influencia na identidade visual da marca e na mensagem que se deseja transmitir. Mas o anseio maior é o de atrair o consumidor para dentro do estabelecimento e fazer com que todo esse esforço se reverta em venda, claro. Para isso, o cliente precisa encontrar o que quer, ou melhor, precisa encontrar o que você quer que ele veja. E como fazer isso? Otimizando espaços para exposição de produtos.

Otimizando espaços para exposição de produtos

Dicas para otimizar espaços de exposição de produtos

Conheça o seu negócio: quando se trata de otimizar espaço, o primeiro passo a se pensar no projeto de arquitetura comercial é o melhor layout para exposição de produtos. Se seu negócio é no ramo de eletrônicos, você tem um tipo de cliente diferente do que se você tivesse uma ótica. Uma loja de eletrônicos fica mais atrativa quando é espaçosa, tem produtos expostos para experimentação, e onde o cliente se sinta confortável para circular livremente. Já uma ótica exige atendimento mais personalizado, com mesas de atendimento, além de prateleiras com exposição dos produtos, já que as opções de peças costumam ser muitas.

Projeto de Arquitetura Comercial para lojas Ótica Artesanato dos Óculos do Boulevard Shopping | Arquitetude

Organize os produtos: a ideia é facilitar a vida do cliente para que ele tenha uma ótima experiência na loja e queira voltar. Os produtos precisam ser fáceis de ser encontrados. Se for uma loja de roupas, uma prática comum é separar as peças por cores, por tamanhos ou modelos. Se a loja for de moda feminina e masculina, deixe cada um de um lado da loja. A organização por semelhança/categorias vale para qualquer tipo de loja: joalheria, livraria, vestuário, ótica etc.

Otimizando espaços para exposição de produtos

Projeto de Arquitetura Comercial para lojas Espaço Rubro Negro do Recreio Shopping | Arquitetude

Trace uma rota: a partir do momento em que o cliente entra na loja, ele precisa ter um caminho para percorrer. É outra forma de o projeto arquitetônico agregar valor à experiência de compra do consumidor, já que dessa forma ele não se sentirá perdido. Se ele segue uma direção, ele passa por todas as prateleiras, ou araras, e no caminho pode ter contato com produtos em promoção ou em destaque, saberá onde é o provador e o caixa. Aliás, é sempre interessante ter peças chaves no fundo da loja, como uma forma de motivar a pessoa a fazer todo o percurso. Uma boa circulação é fundamental dentro de qualquer loja.

Otimizando espaços para exposição de produtos

Flagship Store da Timberland em Glasgow, Reino Unido. Fonte: Retail Design Blog

Um produto que não é visto não é comprado. Portanto, o projeto de arquitetura comercial exerce papel fundamental no ponto de venda, ao otimizar espaços para exposição de produtos.

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