Como saber o piso ideal para uma loja

Como saber o piso ideal para uma loja

Arquitetude Arquitetura Corporativa Deixe um Comentário

Existe uma infinidade de pisos para lojas disponíveis no mercado, assim como também existem diversos tipos de ambientes comerciais. Para espaços com circulação de pessoas, o ideal é que o piso escolhido ao menos tenha longa durabilidade, seja fácil de limpar e proporcione segurança para quem passa. Mas como saber o piso ideal para uma loja?

Piso para lojas

Fonte: Arquitetude.

Dia a dia de um estabelecimento comercial

É importante destacar que situações como uma pessoa empurrando um carrinho de compras ou de bebê ou mesmo uma cadeira de rodas irão ocorrer. Se o piso não for resistente, certamente acabará arranhado. Mesmo alguns tipos de sapato podem acabar danificando a superfície do piso de uma loja, deixando-o com uma aparência feia ou mesmo de mal-acabado.

Essa situação é mais comum que se imagina. Um piso inadequado vai exigir um gasto com manutenção ainda maior. Sem falar que danos podem ainda transmitir uma sensação de desleixo por parte da loja, algo que nenhum comerciante deseja.

É importante conhecer bem a relação do tipo de cliente com o tipo de estabelecimento comercial. Uma churrascaria, por exemplo, deverá um piso diferente de uma loja infantil, pois com certeza terá um chão mais gorduroso. Deve-se, portanto, verificar o dia a dia de um estabelecimento comercial para escolher o piso certo.

Dicas de pisos

Fonte: Arquitetude.

Itens que devem ser considerados na escolha do piso ideal para uma loja

1. Segurança

A segurança que o piso proporciona para os clientes é algo extremamente relevante. Um piso para loja não pode ser muito escorregadio, pois podem ocorrer quedas e acidentes. Escolher um material com propriedades seguras ou antiderrapantes pode ser fundamental em uma pesquisa por pisos para estabelecimentos comerciais.

Para escadas ou rampas, o uso de frisos ou fitas antiderrapantes é obrigatório inclusive por lei.

2. Iluminação

Investir em pisos escuros porque aparentam ficar limpos por mais tempo, exigindo menos manutenção, nem sempre é verdade. Pisos escuros tendem inclusive a ficar com arranhões mais aparentes. Além disso, será bem provável intensificar a iluminação da loja, pois pisos na cor escura absorvem ainda mais a luz.

Já os pisos claros contribuem muito com a iluminação do espaço, refletindo a luz. Mas é comum que qualquer sujeira que caia no chão fique logo aparente, exigindo limpeza constantemente. Por isso, é importante pensar bastante antes de escolher o piso ideal para uma loja, inclusive contando com ajuda profissional especializada.

Arquitetura comercial

Fonte: Arquitetude.

3. Durabilidade

Outro ponto importante na escolha de um piso ideal para loja são os gastos exigidos periodicamente. Existem materiais que ficam como novos ao varrer ou passar um pano, e outros que precisam de mais cuidados, como higienização especializada ou enceramento recorrente, o que significa estar constantemente gastando dinheiro com manutenção do piso.

Pisos de alta durabilidade geralmente não necessitam de muita manutenção, o que é uma grande vantagem. Porém, a maioria deles não possui uma estética agradável aos comerciantes, o que faz com que muitos acabem investindo em materiais mais trabalhosos de se manter. Mas é possível combinar estética com durabilidade quando se tem um projeto personalizado para a loja.

4. Profissional qualificado

A escolha de um profissional para execução de um projeto com certeza fará toda a diferença. De que adianta ter o piso correto se a execução ficou de qualquer jeito. É o barato que acaba saindo caro.

A opção por arquitetos que desenvolvem projetos para lojas comerciais pode trazer mais segurança não só pelo conhecimento sobre os diferentes tipos de materiais que podem ser usados, como também estão sempre antenados com novidades e tendências que chegam ao mercado. Um projeto de arquitetura personalizado para loja pode levar em conta vários detalhes que tornarão o ambiente mais bonito e seguro, além de ajudar na escolha de um piso mais apropriado.

Como saber o piso ideal para uma loja

Fonte: Arquitetude.

O piso ideal para uma loja vai unir estética, conforto, baixa manutenção, segurança e alta durabilidade. Talvez, por isso, nem sempre seja fácil escolher o material. Porém, com a ajuda de um profissional especializado, como é o caso de um escritório de arquitetura especializado em projetos comerciais, isso certamente será bem mais fácil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *