Dicas para um Projeto de Arquitetura Comercial de Sucesso

Você já entrou em uma loja ‘só para olhar’ e quando se deu conta estava saindo com várias sacolas na mão? Ou entrou só para comprar um presentinho para um amigo e, no final, estava comprando mais presentes para você mesma(o) do que para ele? Claro que um ótimo atendimento dos vendedores é fundamental, mas o que também contribui e muito para a conquista de um cliente é o design da loja, sua arquitetura e layout.

Tudo isso pode ser pensado e planejado para criar no cliente a vontade de consumir mais. Com simples dicas para um projeto de arquitetura comercial de sucesso sua loja pode melhorar as vendas e transformar simples consumidores em clientes fiéis.

Projeto de Arquitetura Comercial de Sucesso

Projeto de Arquitetura Comercial para loja Turma da Mel, Rio de Janeiro | Arquitetude

Confira aqui as dicas para um projeto de arquitetura comercial de sucesso:

 

  • Vitrines

É comum encontrar lojas, principalmente de pequenos comércios, que não possuem vitrines, fazendo com que o consumidor tenha que entrar na loja para ver tudo o que ela tem a oferecer – acredite, muitos não vão se dar a esse trabalho. Por isso a vitrine é essencial: é nela que se pode destacar os melhores produtos, comunicar sobre lançamentos e promoções, enfim, é pela vitrine que a loja fala com o consumidor. E não é complicado montar uma boa vitrine: procure não deixá-la muito cheia, senão nenhum produto aparecerá de verdade; escolha peças chaves para colocar na vitrine; utilize cores que tenham a ver com a identidade visual de seu negócio; e faça uma decoração de acordo com o seu público-alvo, ou seja, não faça uma vitrine muito sofisticada se seu público for mais popular, ou eles poderão se assustar achando que seus preços são altos, e sua vitrine ira afugentar possíveis clientes. É importante entender quem é o seu público e como ele se comporta.

Projeto de Arquitetura Comercial de SACucesso

Projeto de Arquitetura Comercial para loja Milena Lóes da Tijuca, Rio de Janeiro | Arquitetude

  • Planejamento

Faça um planejamento para mudar o visual da loja (incluindo a vitrine) com certa frequência, considerando datas comemorativas e outras datas que sejam importantes para o seu negócio. O consumidor gosta de entrar em uma loja para ver novidades, e não sempre os mesmos produtos sendo expostos da mesma maneira. Não é preciso fazer uma grande transformação, mas simples mudanças que mostrem a seus clientes que sua loja sempre tem novidades. E lembre-se que é importante que o consumidor tenha uma boa impressão ao entrar na loja. Você pode colocar próximo à entrada um display com os produtos mais interessantes. Isso já atrai a atenção do cliente e ajuda com que ele queira ver o que mais a loja tem a oferecer.

Projeto de Arquitetura Comercial de Sucesso

Projeto de Arquitetura Comercial para loja Madame MS de Campo Grande | Arquitetude

  • Layout

Você já reparou que normalmente quando as pessoas entram em uma loja elas olham primeiro para o lado esquerdo e em seguida para o direito, e começam a circular por esse lado? Um projeto de arquitetura comercial deve ajudar nesse direcionamento, através de um design que direcione os clientes a se movimentarem para o lado direito e então circularem pelos demais corredores.

 

  • Identidade visual

Todo o projeto arquitetônico deve refletir a identidade visual da loja. Para facilitar e tornar esse trabalho realmente efetivo, o melhor é trabalhar com profissionais com experiência no ramo.

Postagens Recentes
Categorias das postagens
Receba novidades
Assine nossa newsletter para obter informações atualizadas, notícias ou insights de design.
Abrir Bate-Papo
1
Fale conosco
Olá, nós somos a Arquitetude | Escritório de Arquitetura e Projetos. Podemos te ajudar?