Tendências na arquitetura comercial para 2018

Tendências na arquitetura comercial para 2018

Arquitetude Arquitetura Comercial Deixe um Comentário

Já estamos chegando ao final de mais um ano e, com isso, sinalizam-se as tendências na arquitetura comercial para 2018. Quem está pensando em montar ou reformar um ambiente comercial no próximo ano deve ficar atento a essas novidades e inovações para sair na frente da concorrência e mostrar que sua marca está por dentro do que há de mais moderno.

Confira as principais tendências na arquitetura comercial para 2018 listadas pela equipe da Arquitetude:

Arquitetura comercial 2018

Fonte: Arquitetude.

1. Iluminação trabalhada e eficiente: o projeto luminotécnico de um espaço comercial é um detalhe que faz toda a diferença quando se quer destacar uma loja. Vitrines e ambientes bem iluminados mostram ao cliente que a marca não tem nada a esconder e quer proporcionar ao seu público uma loja bonita, segura e confortável.

Já existem sistemas de iluminação econômicos e interativos que podem ser personalizados e trabalhados de várias formas. Eles se tornarão cada vez mais presentes na arquitetura comercial em 2018, proporcionando aos estabelecimentos comerciais mais beleza e personalidade. Trabalhar a luz de forma interessante e inusitada também será muito importante.

2. Utilização de materiais transparentes: aliado ao trabalho diferenciado com a iluminação, a utilização de materiais transparentes é cada vez maior, assim como de elementos vazados. Esse tipo de material costuma deixar os espaços comerciais mais amplos e reforça a ideia de que a marca não tem nada a esconder de seus clientes.

Tendências na arquitetura comercial para 2018

Fonte: Arquitetude.

3. Uso de madeira: principalmente madeiras recicladas, compensados e de demolição marcarão presença na arquitetura comercial em 2018. Esse tipo de material traz para as lojas um toque mais natural e orgânico que chama a atenção dos clientes e complementam a identidade da marca. Seja na forma de expositores ou complementando a arquitetura, a madeira será muito vista no próximo ano.

4. Sustentabilidade: uma questão que tem preocupado cada vez mais gente, principalmente os jovens, é a sustentabilidade. Por isso, nada mais natural do que buscar formas de aplicá-la na arquitetura comercial para gerar uma identificação com este público crescente e exigente. Assim, materiais reciclados, ecofriendly e certificados ajudarão a conquistar novos clientes.

5. Criação de ambientes integrados e multifuncionais: um forte expoente da vida corrida e atribulada atual é a criação de ambientes comerciais integrados e multifuncionais, em que o cliente pode resolver várias questões ao mesmo tempo. Esse tipo de espaço, que visa facilitar a rotina das pessoas, já está se popularizando e parece que ficará em alta por muito tempo.

Dicas de arquitetura comercial

Fonte: Retail Assist.

6. Utilização de novas tecnologias: se tem algo que atrai pessoas de todas as idades é a tecnologia e parece que ela estará mais presente do que nunca nos projetos comerciais, inclusive na arquitetura das lojas. Soluções que visam facilitar tanto a vida dos consumidores quanto dos lojistas ajudarão a manter as lojas ainda mais organizadas e eficientes.

7. Tons metálicos, perolados e intensos: a Pantone ainda não revelou qual será seu tom para o ano de 2018, mas já sinalizou que dará ênfase a tons metálicos, perolados e intensos, o que está gerando muitas especulações. Isso já fez com que cores deste tipo começassem a aparecer extensivamente em projetos de arquitetura, inclusive comerciais.

Enquanto os tons metálicos parecem ser considerados os novos neutros, os tons perolados serão utilizados para dar destaque. Já os tons intensos, cada vez mais presentes no nosso dia a dia, trarão algo de mais familiar aos projetos.

Projetos de arquitetura para lojas

Fonte: Pinterest.

8. Maior uso de plantas naturais: trazendo cada vez mais o exterior para o interior das lojas, uma forte tendência na arquitetura comercial para 2018 será um grande uso de plantas naturais. Esse tipo de acessório dá um novo clima ao ambiente, deixando-o mais fresco e alegre. Porém, nada de vasinhos tímidos no balcão, veremos as plantas realmente protagonizando parte da decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *