A arquitetura comercial pode incentivar os clientes a consumir

Todo comerciante quer descobrir formas de atrair as pessoas para seu estabelecimento comercial e levá-las a efetuar ao menos uma compra para fidelizá-las como cliente. Mas o que muita gente não se dá conta é que a arquitetura comercial pode incentivar os clientes a consumir!

Arquitetura comercial

Fonte: Arquitetude.

A atmosfera de uma loja influencia totalmente na forma como os clientes se comportam e nas suas decisões de compra. O posicionamento dos produtos, as cores, o atendimento e até o formato dos expositores podem ajudar a impulsionar as vendas ou fazer com que o empreendimento se torne um desastre.

Muitas vezes, quando pensamos no que incentiva as pessoas a comprar, nem sempre vem à mente o ambiente em si, mas apenas em determinados aspectos da loja, assim como o treinamento dos funcionários e os produtos oferecidos. É por isso que uma arquitetura comercial que busca ajudar a loja a vender não se concentra apenas em apresentar produtos, mas na experiência de compra do cliente como um todo.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, em que é cada vez mais fácil comprar pela internet e receber produtos de todos os tipos na porta de casa, conquistar um cliente pode ser um verdadeiro desafio, mas não é impossível. E investir num projeto de arquitetura comercial personalizado voltado especialmente para determinado público consumidor é o primeiro passo para isso.

Descobrir formas de fazer com que o cliente se envolva emocionalmente com a marca através do espaço físico da loja pode ser um bom começo no desenvolvimento de um projeto que visa incentivar as pessoas a consumir. Afinal, despertar sensações e sentimentos positivos num indivíduo é uma forma eficaz de conquistá-lo e fidelizá-lo.

A arquitetura comercial pode incentivar os clientes a consumir

Fonte: Arquitetude.

Para fazer isso, além de dar um treinamento personalizado a equipe e disponibilizar produtos de boa qualidade, é preciso investir em infraestrutura. Às vezes, simples mudanças na circulação da loja já geram resultados impressionantes; outras vezes, pode ser necessário mudar o posicionamento da marca e alinhá-lo ao gosto do público-alvo.

Fazer com que a arquitetura e a decoração da loja transmitam um determinado estilo de vida é uma forma interessante de se alinhar com os pensamentos do público-alvo da marca. Isso faz com que a loja adquira uma personalidade única, destacando-a da concorrência e tornando-a mais do que um local de consumo, mas um ponto de encontro para os clientes.

Ao longo dos anos, muitas marcas conseguiram se tornar sinônimo de algo, o que sempre ajuda suas lojas a se tornarem mais conhecidas junto ao público que ela visa atender. Sendo assim, uma marca voltada para o público jovem deve se posicionar de formar a atrair esse nicho através de uma utilização do espaço que reforce características importantes para os jovens.

Pouco adianta ter uma loja de roupas para adolescentes com ótimas roupas se a estrutura física do espaço está totalmente desatualizada e as cores são desbotadas. Da mesma forma, uma loja de roupas infantis que não atraia tanto as crianças quanto seus pais (e, especialmente, a mãe) pode ter problemas em manter-se aberta.

Projeto de arquitetura comercial

Fonte: Arquitetude.

Pequenos detalhes na arquitetura dos ambientes comerciais podem sim fazer uma enorme diferença para o público consumidor, ainda que muitos comerciantes não se deem conta da importância dessa correspondência entre o espaço da loja e sua organização com as vendas (ou a falta delas). Quando o público não se identifica com o espaço, dificilmente ele terá vontade de explorá-lo.

Vale ressaltar que, quando uma marca consegue realmente gerar um sentimento de identificação com o público-alvo, promovendo uma ótima experiência de compra, o valor do que é vendido passa para o segundo plano. Muita gente prefere gastar um pouco mais e comprar numa loja da qual gostam e admiram do que economizar em outra que não lhe desperta nenhum tipo de sentimento.

A arquitetura comercial pode incentivar os clientes a consumir quando ela é pensada especialmente para atendê-los e até seus mínimos detalhes levam as necessidades dessas pessoas em conta. Por isso, se sua loja ainda não tem um projeto personalizado, este pode ser o melhor momento de investir em infraestrutura para impulsionar as vendas.

Postagens Recentes
Categorias das postagens
Receba novidades
Assine nossa newsletter para obter informações atualizadas, notícias ou insights de design.
Abrir Bate-Papo
1
Fale conosco
Olá, nós somos a Arquitetude | Escritório de Arquitetura e Projetos. Podemos te ajudar?