Não foi só a crise que fez com que as pessoas diminuíssem (ou até parassem) de visitar o comércio. A facilidade em adquirir produtos sem precisar sair de casa através da internet levou muita gente a dar preferência ao e-commerce. Isso tem feito com que muitos empresários invistam em novos projetos de arquitetura atraentes para seus estabelecimentos. Mas como a arquitetura comercial pode ajudar a gerar vendas?
Fonte: Arquitetude.
A relação do cliente com uma compra vai muito além da ação de entrar em uma loja e adquirir algo. Muita gente quando precisa comprar um produto, principalmente algo de alto valor, passa algum tempo pesquisando preços e comparando ofertas até fazer sua opção e, efetivamente, comprar. O caminho para se conquistar um cliente é bem mais complexo do que parece.
Isso porque a maioria das pessoas que se dirige a uma loja não está apenas interessada na compra em si, mas na experiência que o comércio pode oferecer para ela. Podemos comprar todo tipo de coisa pela internet, desde os produtos mais baratos até os mais caros. Porém, se optamos por ir a uma loja física é porque acreditamos que nossa experiência será melhor neste local.
Uma pesquisa recente da PwC sobre hábitos de compra entrevistou pessoas de 29 países, inclusive brasileiros, e constatou que em nosso país a loja física ainda é muito importante para a jornada de compra. Por mais que as pessoas estejam procurando as lojas online, elas continuam visitando as físicas para conhecer produtos, experimentá-los e pensar onde irão finalizar sua compra.
O fator humano também é importante. Muitos consumidores relataram que o conhecimento dos vendedores em relação ao produto é algo importante quando a compra é realizada numa loja física, assim como a possibilidade de verificação de disponibilidade do produto em outras lojas e a realização de ofertas personalizadas.
Fonte: Arquitetude.
Neste sentido, ter um estabelecimento comercial atraente é um fator que leva muitos consumidores a dar preferência à loja física. Um local em que nos sentimos bem-vindos e bem servidos é muito melhor do que uma plataforma on-line fria e sem graça. A verdade é que a maioria das pessoas ainda se dispõe a pagar um pouco mais por uma boa experiência.
Quem procura por uma loja física deseja vivenciar uma experiência mais marcante e interativa do que aquela que poderia ser obtida on-line. E, para contribuir com a realização deste desejo, nada mais natural do que investir num espaço físico bonito, receptivo e único, que tenha uma personalidade que estimule a permanência das pessoas no local.
Um ambiente comercial marcante cria um certo vínculo emocional com o consumidor, fazendo com que exista vontade em retornar sempre que precisar de algo ou mesmo simplesmente para saber se há novidades na loja. Muitas marcas famosas têm investido muito dinheiro nisso, pois é possível para empresas de todos os portes fazer o mesmo.
Começar conhecendo de verdade quem são seus clientes é o primeiro passo. Vá além de gênero e faixa etária para saber o que eles gostam, o que não gostam e, principalmente, o que faz com que eles entrem em sua loja, e permaneçam fiéis a sua marca. Isso ajudará a ter um negócio ainda mais receptivo para eles.
Fonte: Arquitetude.
Um projeto de arquitetura comercial pode ajudar a gerar vendas dando forma ao espaço, combinando o que já está correto com aquilo que precisa melhorar. Muitos empresários ficam um pouco desconfiados quando as mudanças começam, mas depois percebem que a ousadia dos arquitetos era o que faltava para que o ambiente comercial ficasse perfeito para proporcionar as experiências que seu público busca.
A arquitetura comercial ajuda na medida em que se projeta e cria o ambiente ideal para consumo e, consequentemente, o clima que cada público-alvo busca ao visitar um estabelecimento. Por isso, se os negócios não vão bem, pode ser o momento certo para se investir em um projeto de arquitetura comercial personalizado para atrair novamente o interesse do seu público.