Escolher as cores para usar na decoração de uma loja envolve não só o gosto pessoal do dono. É preciso saber também como essas cores podem influenciar no trabalho da equipe e no comportamento dos clientes. Por isso, é importante pensar bem em como escolher a cor correta da sua loja.
Já existem comprovações científicas de que as cores influenciam o comportamento de todos. Sendo assim, determinadas cores também podem estimular as pessoas a entrar numa loja ou até adquirirem um produto.
Para escolher as cores que entrarão no layout da loja é preciso se atentar ao perfil do público-alvo da loja. Uma loja de moda jovem precisa ter um aspecto mais dinâmico e chamativo para cativar seu público. Já uma loja de paletós deverá investir em cores sóbrias e neutras, pois elas criam mais credibilidade junto ao público que frequenta o estabelecimento.
Além disso, uma pesquisa do jornal Business Insider descobriu que 85% das pessoas consideram a cor como a principal característica que leva a venda de um produto. O que indica que os consumidores estão muito atentos às cores que estão a sua volta, inclusive as utilizadas no comércio.
Dessa forma, torna-se importante que a equipe responsável pelo projeto de arquitetura comercial da loja também tenha conhecimento sobre a cromoterapia e a psicologia das cores, pois, de uma forma geral, são elas que estudam a influência das cores no comportamento do ser humano, dando significado a elas e ajudando a escolher a cor correta da sua loja.
As cores neutras e claras, por exemplo, são muito utilizadas para criar sensação de amplitude. Portanto, um ponto de venda pequeno pode se beneficiar de tons de brancos, beges, cinzas e off-white para parecer um pouco maior do que na verdade é. No entanto, essas cores devem ser balanceadas com alguns tons quentes, para que o espaço não pareça muito frio.
Já os tons escuros transmitem elegância e podem fazer com que espaços muito grandes pareçam menores e mais aconchegantes. Por outro lado, quando utilizado na parede de fundo do estabelecimento, o tom escuro também pode contribuir para o espaço parecer maior.
Quando combinados com roxo, verde escuro ou vermelho, as cores escuras (principalmente o preto) podem deixar o ambiente com ar mais nobre, pois essas são as cores comuns entre os brazões da realeza.
A cor verde transmite equilíbrio, tranquilidade e saúde. Já o roxo, além de ser a cor da nobreza, é associado à sabedoria e estimula a criatividade. E o vermelho é responsável por ativar as emoções do corpo e pode aumentar a frequência cardíaca. Não é a toa que muitas placas de liquidação são vermelhas!
Já os tons pastéis alegram o ambiente de forma natural e tranquila, sem muito exagero. Muito comuns na decoração de lojas de produtos naturais, cosméticos e para crianças, as cores pastéis é uma tendência para arquitetura de lojas em países escandinavos, mas que está se espalhando rapidamente pelo Brasil.
Um tom pastel muito utilizado em todo tipo de loja é o azul. Isso porque ele cria sensação de calma, segurança e confiança, o que é ótimo para todo tipo de comércio. Afinal, todo cliente quer se sentir seguro dentro de uma loja.
Lojas que querem passar uma sensação de alto astral e causar impacto com sua aparência devem investir em um projeto de arquitetura comercial com cores vibrantes. Principalmente em se tratando de detalhes arquitetônicos e decorativos, as cores vibrantes transmitem um clima alegre e dinâmico.
Muitas lojas voltadas para o público jovem abusam de cores vibrantes, como amarelo vermelho e laranja. O problema é que essas cores podem ser muito estimulantes e fazer com que as pessoas percam o foco rápido. Por isso, é melhor investir nelas criando detalhes decorativos marcantes.
O vermelho, além de estimular o corpo, sugere que a loja tem atitude, enquanto o laranja, que estimula o entusiasmo, também deixa o estabelecimento com uma aparência mais convidativa. Já o amarelo, que é a cor do sol, tende a energizar todo o espaço deixando alegre e estimulando a comunicação, que é muito importante para quem trabalha com vendas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre cores e tonalidade já fica bem mais fácil se alinhar com a equipe que está desenvolvendo o projeto de arquitetura comercial e contribuir na escolha da cor correta da sua loja.