Destaques da NRF Retail’s Big Show 2023

Entre os destaques da NRF Retail’s Big Show 2023, o evento contou com a presença de CEOs e empresários de grandes marcas do varejo. 

Conhecida pelas palestras sobre experiência do consumidor, operação de lojas e inovações tecnológicas, a feira apresenta tendências latentes do mercado que podem ajudar pessoas de qualquer área, inclusive na arquitetura!

O governador Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, marcou presença no evento e entrou em negociações para realizar uma edição especial na cidade maravilhosa, em 2024. 

Quer ficar por dentro dos principais destaques da NRF Retail’s Big Show e conhecer mais das tendências para o ano de 2023? Então, confira o artigo e descubra!

A NRF Retail’s Big Show 2023

A NRF Retail’s Big Show é um evento que acontece anualmente em Nova York, abordando assuntos relacionados ao mundo do varejo. 

Com palestras, participações de especialistas e a presença de milhares de espectadores, a feira promove o que há de mais novo no mundo dos negócios, com temas da atualidade, como efeitos da pandemia, da guerra e mais.

Ficar por dentro das novidades varejistas também é útil para arquitetos, principalmente quando se trata da arquitetura comercial e como fornecer um ambiente aconchegante, agregando não apenas na experiência do cliente, mas na composição do local de forma que respeite e represente a marca de maneira eficaz.

Entendendo a jornada do consumidor

Os consumidores estão repensando as formas de pesquisar produtos para encontrar melhores preços. 

Os desafios para o setor do varejo são enormes, por isso, o atendimento ao cliente de forma personalizada, com cupons de descontos e agilidade na comunicação, se tornaram o grande foco da indústria.

Da fidelização do consumidor até a entrega de conteúdo relevante e de qualidade por parte das empresas, existe um grande processo de relacionamento. Isso começa desde a interação do mundo real e com o online. As lojas estão preocupadas em fornecer mais comodidade, conectividade e aconchego em seus espaços físicos, visando fornecer a melhor experiência ao cliente.

Esses detalhes ajudam a construir sua própria referência como marca. O uso de tecnologias no ambiente também ajuda na experiência final do consumidor. Desde o uso integrado de apps para compra e retirada no local, até métodos de autoatendimento.

Inovação e intencionalidade

Com as demandas dos consumidores se tornando ainda mais exigentes, oferecer uma boa experiência no meio digital e físico se tornou mais importante do que nunca. Seja ao proporcionar um site funcional e adequado ao público, ou criar um ambiente físico imersivo e com a cara da sua marca, essa experiência sensorial é crucial para o cliente.

A inovação e sofisticação, além da atenção para os detalhes, viraram verdadeiras peças fundamentais na conquista da autenticidade e reconhecimento de uma marca.

NRF Retail’s Big Show 2023 (Divulgação: Oficial / nrfbigshow.nrf.com)

Sustentabilidade em alta

O desenvolvimento do pensamento ecológico dos consumidores ressignificou a forma do esforço de muitas empresas para uma abordagem sustentável. E isso começa desde os fornecedores. 

O varejo não produz, apenas revende. Logo, esse deve ser um esforço coletivo, envolvendo os fabricantes dos produtos, desde o desenvolvimento dos mesmos de forma sustentável até o transporte e a carga e descarga.

Inteligência artificial e atendimento ao cliente

As novas tecnologias trouxeram ferramentas inovadoras. Uma delas é a possibilidade de otimizar processos de atendimento ao cliente por meio de chatbots. Utilizar essa funcionalidade em momentos iniciais ou para tirar dúvidas comuns é uma boa forma de agilizar essa área e fornecer conforto e rapidez ao cliente.

Mas cuidado, o uso da IA tem diversos aspectos éticos que precisam ser respeitados e balanceados. Fazer uso das tecnologias de forma consciente é um ato de bom senso.

Reinventar o conceito de loja

A loja se tornou muito mais que um espaço físico, mas um conceito. E claro, esse conceito também precisa ser bem representado fisicamente. Essa reinvenção deve nascer desde o modelo de negócio, fazendo que todo o processo de identificação da marca e o relacionamento com público-alvo se tornem algo além do físico e virtual: é emocional.

Seja pelas causas defendidas, ações promovidas ou qualquer outro motivo: uma loja, agora, é uma ideia. Isso pode ser explorado de diversas maneiras pelos lojistas, por isso, vale a pena seguir as novas tendências do mercado.

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