A vitrine é o cartão de visitas de qualquer ponto comercial. Ela precisa ser bem planejada para conseguir captar a atenção do consumidor, afinal ele é bombardeado de informações o tempo todo. O estabelecimento precisa conquistar os olhares do seu público em questão de segundos. E é aí que entra a arquitetura comercial que, longe de servir apenas para deixar sua loja mais bonita – embora este seja um dos fatores mais conhecidos – exerce um papel muito além, ajudando a atrair mais clientes e, consequentemente, aumentando suas vendas.
Simplesmente ao repaginar a vitrine da loja você já consegue começar a melhorar o seu posicionamento no mercado. Claro que isso aliado à entrega de um bom serviço ou produto, treinamento de pessoal, boas estratégias de marketing e comunicação e, certamente, um bom projeto de arquitetura comercial no interior da loja também é fundamental.
Fonte: Retail Design Blog
Veja seis dicas de como repaginar a vitrine da loja
1-Público: parece óbvio, mas é sempre bom lembrar que é importante conhecer bem o público que você quer atingir e fazer a vitrine de acordo com os interesses dele. Isso irá influenciar na disposição dos produtos, nas cores usadas na comunicação visual e nos elementos de decoração utilizados na vitrine.
2-Exposição: tenha calma, não exponha toda a sua coleção de uma só vez. Estimule no cliente a curiosidade para que ele queira entrar e conhecer o que mais você tem a oferecer. A vitrine é o chamariz, mas o processo de venda é concluído no interior da loja. Além do que, uma vitrine muito cheia surte o efeito contrário: o consumidor não consegue ver nada direito e acaba perdendo o interesse de entrar. Leve para a vitrine apenas as peças-chaves. No caso de confecção, exponha as cores que estão na moda, por exemplo. No caso de eletrônico, coloque os últimos aparelhos lançados, mas também inclua alguns item bacanas em promoção.
Projeto de Arquitetura Comercial para loja Dank do Madureira Shopping | Arquitetude
3-Iluminação: item essencial. A iluminação deve destacar os produtos, sem ofuscar o vidro. Ela deve ser confortável e adequada para não mudar as cores dos produtos expostos e nem esquentar a vitrine. Ela pode ser também um ótimo elemento decorativo.
Fonte: Retail Design Blog
4-Calendário: uma maneira fácil de diversificar a sua vitrine e aproveitar épocas de maior consumo é planejar trocas de vitrine de acordo com datas comemorativas e outras datas relevantes para o seu negócio, e não apenas em trocas de coleção. A repaginação da vitrine de tempos em tempos é importante para que o cliente sinta que a loja está com novidades e queira entrar para conferir.
5-Decoração: mais do que simplesmente expor os produtos, crie um conceito. Contextualize sua vitrine de acordo com a mensagem que queira passar. Para isso faça uso não apenas de bons manequins, como também de mobiliário e objetos de decoração. Cuidado com a altura: seu público precisa conseguir enxergar o que está sendo exposto. Nada alto para vitrines de moda infantil, por exemplo. Você pode utilizar adesivos também, que acabam sendo um bom recurso para passar a mensagem. Só tome cuidado para que ele não esconda sua vitrine e nem cause poluição visual.
6-Planejamento: tenha um bom planejamento, porque uma vitrine bem feita não se faz de um dia para o outro!