Provadores para lojas: como planejar

Na hora de pensar a arquitetura comercial, os provadores para lojas nunca devem ser esquecidos. Essencial em lojas de roupa, os provadores são espaços pequenos e essenciais na hora de fechar uma compra.

Uma pesquisa do Wall Street Journal feita em 2011 relatou que aproximadamente 67% das pessoas que provam alguma peça acabam levando-a para casa.

Provadores para lojas como planejar
Fonte: Arquitetude.

Quem está pensando em planejar uma loja deve lembrar que os espaços dos provadores devem ser reservados antes mesmo do projeto sair do papel. Não adianta encaixar os provadores onde houver um espacinho extra, pois isso faz com que eles fiquem ainda mais apertados e sem ventilação.

Os provadores para lojas devem ser parte integrante e importante da arquitetura de uma loja.

Como hoje em dia as lojas buscam ser mais do que um espaço para compras, também os provadores devem proporcionar aos clientes o mesmo tipo de experiência que todo o resto da arquitetura comercial foi pensado para passar.

Espaços apertados, mal iluminados, abafados e sem nenhum atrativo estético podem desestimular o consumidor. Afinal, ele não conseguirá provar a roupa adequadamente, pois ficará com calor e terá dificuldade de se mover no espaço.

A mesma pesquisa do Wall Street Journal também descobriu que provadores bonitos e bem decorados estimulam o cliente a provar e comprar mais. Portanto, ter provadores para lojas planejados com carinho e bom gosto são essenciais para qualquer estratégia de vendas e, em tempos de crise, é muito importante pensar em formas de fazer com que o consumidor não vá para o concorrente.

Como planejar provadores para lojas
Fonte: Dolla Baby.

O provador é um dos principais atrativos quando falamos da concorrência das lojas físicas com as lojas online. Passar pelo provador faz parte da experiência de compra e ter um espaço adequado para receber os clientes que ainda estão em dúvida sobre determinada peça é uma das principais vantagens das lojas físicas.

Ao ter a possibilidade de provar um item da loja, a chance de o consumidor comprar a peça aumenta. E, se ele já está decidido em comprar uma camisa ou uma calça, por exemplo, ter um leque de opções para experimentar diferentes combinações pode aumentar ainda mais as chances de realizar uma venda.

Mas a experiência do cliente depende do provador que ele entra. Portanto, dar atenção a ele no projeto é essencial. A mesma pesquisa do Wall Street Journal ainda mostrou que são as mulheres que mais utilizam os provadores, pois estão sempre em busca de peças que valorizem a aparência, enquanto os homens muitas vezes compram a peça sem provar.

Portanto, são elas, consumidoras detalhistas e exigentes, que mais acessam os espaços dos provadores. Itens como espelhos de boa qualidade e segurança são altamente valorizados pelas 8 mil pessoas que responderam a pesquisa de 2011.

É muito importante dar ao cliente o que ele precisa para que a compra seja efetuada. Iluminação e ventilação são essenciais, assim como criar uma sensação de que o consumidor está seguro. Isso pode ser feito facilmente trocando cortinas leves por mais pesadas ou por portas.

Outro ponto importante são os espelhos, que não devem distorcer o reflexo da pessoa. Ter mais de um espelho também pode ser considerado importante, pois assim o cliente consegue ver a peça de diferentes ângulos, sem precisar fazer contorcionismo.

Planejar provadores para lojas
Fonte: The Uther Blog.

Locais de apoio são extremamente importantes, mas altamente negligenciados. Por isso, muitas vezes nos vemos dentro de um provador com um único gancho em que somos obrigados a pendurar todos os itens que vamos provar e a própria roupa. Ter vários ganchos num provador torna a experiência de compra mais confortável, assim como ter um banquinho para se sentar e calçar os próprios sapatos.

Além disso, proporcionar um espaço confortável para o acompanhante pode ser um diferencial na hora de provar roupas. Saber que seu acompanhante está sentado e bem acomodado pode fazer com que um cliente passe mais tempo no provador, provando mais peças e aumentando a possibilidade de vendas.

Para decorar o provador, vale a pena buscar uma ambientação interessante assim como a valorização da própria marca. Criar uma identidade visual para os provadores pode fazer com que a loja se destaque e seja lembrada por esse diferencial peculiar, fazendo com que mais gente entre nos provadores. A ambientação deve ser bonita e interessante, ajudando a proporcionar uma experiência positiva ao consumidor.

Provadores de lojas como planejar
Fonte: Space Calvin.

Por fim, mas não menos importante, pense na acessibilidade dos provadores. O ponto de vendas deve se preparar para receber pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida. Portanto, adaptar os provadores a esse público é muito importante, pois mostra que a marca preocupa-se com cada um de seus clientes.

Para tanto, o provador precisa ter espaço suficiente para que uma cadeira de rodas faça um giro de 360° e também para a pessoa poder contar com alguém que a auxilie na troca das roupas. Além disso, a porta precisa abrir para fora e ter um vão de, no mínimo, 90 centímetros.

Dicas para usar provadores na sua loja:

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