Para quem estiver pensando em abrir um comércio ou reformar uma loja, conhecer as principais tendências em pisos e revestimentos para lojas pode ajudar.
Até os mais mínimos detalhes podem fazer toda a diferença para qualquer espaço, inclusive em ambientes comerciais. Por isso, é importante caprichar na escolha dos materiais, principalmente pisos e revestimentos.
Conheça algumas opções das principais tendências em pisos e revestimentos para lojas:
1. Pisos marmorizados: já bastante tradicionais em ambientes comercias, os pisos marmorizados seguem em alta. Esse tipo de piso é fabricado com equipamentos modernos de alta capacidade de prensagem e vibração. Isso faz com que o resultado final seja um piso de alta qualidade, usado especialmente em ambientes comerciais.
Fonte: Arquitetude.
Os pisos marmorizados são ótimos para espaços de grande circulação, pois apresentam uma ótima durabilidade, resultado do processo de vibroprensagem realizado durante sua fabricação, que também o torna mais resistente a trincas e abrasão. O piso marmorizado possui baixo índice de absorção, o que ajuda a evitar manchas e facilita sua limpeza.
2. Cimentícios: nos últimos tempos, os revestimentos cimentícios têm se tornado uma preferência entre arquitetos e decoradores devido a sua versatilidade e durabilidade. O material pode ser usado tanto no piso quanto em paredes, contribuindo muito com a decoração e ajudando a destacar os mais diferentes ambientes comerciais.
Fonte: Arquitetude.
As fábricas já perceberam essa popularidade do material, por isso os cimentícios estão sento fabricados em cada vez mais modelos, cores, texturas e detalhes, o que possibilita a criação de combinações únicas. Quem deseja ter algo diferente, de longa durabilidade e que não necessita de muita manutenção pode investir na instalação de pisos e revestimentos cimentícios na loja.
3. Madeira: nada mais tradicional e aconchegante do que pisos de madeira. Eles são clássicos, versáteis e podem contribuir muito com a arquitetura e decoração de lojas. Talvez, por isso, seja comum encontrar esse tipo de revestimento em estabelecimentos comerciais, ainda que ele seja um pouco mais caro e precise de cuidados específicos para manter sua boa aparência por muito tempo.
Fonte: Arquitetude.
Porém, quem deseja ter o mesmo visual do piso de madeira, mas não pode investir tanto no material, pode encontrar algumas boas alternativas, que oferecem beleza e durabilidade por valores mais acessíveis. Compensados e laminados de madeira, vinílicos e até porcelanatos com textura de madeira podem ser usados como pisos e revestimentos para lojas.
4. Porcelanato técnico: o porcelanato comum tornou-se muito querido entre arquitetos e decoradores devido a sua ótima durabilidade, acabamento perfeito e uma enorme variedade de cores, formatos e estampas. Para ambientes comerciais, também há uma opção para quem gosta deste material, o porcelanato técnico.
Fonte: Arquitetude.
Ele possui um elevado o grau de resistência mecânica, baixíssima porosidade e absorção menor que 0,1%, sem perder a boa variedade de opções. Os porcelanatos técnicos são indicados para áreas de alto tráfego, podendo ser usados tanto em ambientes internos quanto externos. Eles são encontrados tanto com acabamento acetinado quanto polido, o que aumenta ainda mais o leque de opções e usos.
5. Ladrilhos decorativos: os ladrilhos decorativos são ótimas opções para a criação de painéis e detalhes diferentes, pois ajudam a agregar mais cor à decoração da loja. Esse tipo de material é mais utilizado em paredes, mas existem algumas opções que também podem ser instaladas no piso, ajudando a dar um visual colorido e aconchegante aos espaços.
Fonte: Arquitetude.
Os ladrilhos decorativos podem ser usados nos mais diferentes tipos de loja, principalmente por quem deseja criar um detalhe diferente ou surpreender os clientes. O ideal é que o material receba uma película de resina protetora, que ajuda a manter a cor e o brilho do material por mais tempo.
6. Papel de parede: nem todo mundo pensa em usar papel de parede para revestir uma loja, mas essa é uma opção muito válida e que está se tornando bastante comum. Seja para criar uma parede de destaque, para usar em todo o ambiente ou mesmo apenas dentro dos provadores, para um toque especial, o papel de parede pode ser um bom diferencial para seu estabelecimento.
Fonte: Arquitetude.
Quando instalado com cuidado, a durabilidade do papel de parede é enorme. Além disso, atualmente a maioria deles é lavável, o que ajuda muito na sua manutenção, mantendo os espaços sem muitas marcas. Também há a opção de mandar fazer um papel de parede personalizado para contribuir com a identidade visual da marca, deixando a decoração da loja ainda mais bonita.