Loja de roupas pequena

Arquitetura comercial para lojas pequenas

Arquitetude Arquitetura Comercial Deixe um Comentário

Planejar uma loja não é fácil, principalmente quando ela é pequena. São muitos detalhes que devem ser levados em conta, e especialmente quando estão diretamente ligados à metragem do estabelecimento. Veja algumas dicas de arquitetura comercial para lojas pequenas que podem ajudar na montagem de um negócio:

Arquitetura comercial para lojas pequenas

Fonte: Arquitetude.

1. Uso das cores: não é nenhum segredo que as cores claras ajudam a ampliar visualmente o ambiente, principalmente quando combinadas com outros elementos como espelhos e iluminação eficiente. As cores claras refletem melhor a luz e ajudam o espaço da loja a parecer um pouco maior do que realmente é.

Vale lembrar que quando se fala em cores claras, não é somente do branco que devemos lembrar. Tons de cinza, bege, off-white e pasteis podem e devem ser utilizados na arquitetura comercial para destacar a loja, por menor que ela seja. O interessante é misturar as cores da marca com esses tons mais claros para criar um espaço elegante, confortável e de identidade visual única.

Os tons claros, além de aumentar o espaço, vão ajudar a marca e as mercadorias a se destacar no estabelecimento, desviando o foco dos clientes em relação ao tamanho da loja para os produtos expostos.

Quem deseja fazer algo diferente pode investir em uma parede de fundo de tom escuro, que é outro truque muito utilizado por arquitetos e decoradores para fazer o espaço parecer ainda maior. Isso cria uma ilusão de ótica e faz com que a parede pareça estar mais longe, criando uma profundidade que não existe no espaço.

Loja pequena

Fonte: Arquitetude.

2. Móveis sob medida: toda loja precisa de um mobiliário comercial para expor seus produtos. No entanto, quem tem uma loja pequena pode sentir dificuldades em encontrar peças prontas para colocar no seu estabelecimento.

Por isso, nada melhor do que investir em móveis sob medida para loja. Eles ajudam a aproveitar melhor o espaço disponível com um projeto de mobiliário personalizado que irá atender ainda melhor suas necessidades do que os móveis comerciais comprados prontos. Assim, é possível ter a quantidade certa de balcões, araras e expositores e ainda manter um bom espaço para circulação.

3. Iluminação eficiente: a iluminação é fundamental para qualquer estabelecimento, independentemente de seu tamanho, pois ajuda a destacar o comércio deixando-o mais claro e bonito. No entanto, lojas pequenas que não tenham um bom projeto de iluminação podem acabar parecendo menores e sombrias devido à falta de luz, o que pode afastar possíveis clientes.

Ao se combinar uma iluminação eficiente com boas escolhas de cores, é provável que a loja se destaque no meio das outras não só por estar bem iluminada, mas porque ela terá um charme a mais que outras não tem.

Decoração lojas pequenas

Fonte: Arquitetude.

É importante ter iluminação não só dentro da loja como também nas vitrines, expositores e provadores, para que os clientes possam conferir as mercadorias com bastante conforto. Dê preferência a lâmpadas LED que, além de ajudarem a economizar na conta de luz, não irão aquecer o ambiente ou interferir na aparência dos produtos.

4. Tenha espaços definidos para tudo: fazer uma loja pequena ficar eficiente e funcional requer uma dose extra de organização. É preciso ter espaço para tudo, para que as mercadorias estejam sempre bem arrumadas e a loja fique com uma boa aparência o tempo todo.

Quando espaços pequenos não estão arrumados como deveriam temos a sensação de que eles são ainda menores devido à falta de organização. Além disso, todo comércio deve ser sempre arrumado e limpo, demonstrando ao cliente que a marca se preocupa com a aparência da loja e bem-estar de seus visitantes.

5. Tenha um projeto de arquitetura comercial personalizado: contratar um escritório de arquitetura especializado para desenvolver um projeto sob medida pode parecer meio caro. No entanto, um projeto personalizado pode otimizar o espaço, tornando-o mais convidativo e funcional.

Loja de roupas pequena

Fonte: Arquitetude.

Ao planejar um negócio, vale a pena também consultar profissionais especializados e experientes para que a loja, mesmo que pequena, se destaque no meio da concorrência outras e atraia muitos clientes sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *