Como a arquitetura pode ajudar no treinamento de funcionários

Como a arquitetura pode ajudar no treinamento de funcionários

Arquitetude Arquitetura Corporativa Leave a Comment

Não é segredo para ninguém que a arquitetura de um ambiente pode influenciar na forma como nos comportamos dentro dele, inclusive em espaços de trabalho. Um ambiente corporativo saudável tende a ter funcionários mais satisfeitos e esforçados. E não é diferente quando pensamos em funcionários em treinamento. Entenda neste artigo como a arquitetura pode ajudar no treinamento de funcionários.

Como a arquitetura pode ajudar no treinamento de funcionários

Fonte: Fastcompany.

Como a arquitetura pode ajudar no treinamento de funcionários?

Treinar funcionários nunca é fácil, mas isso pode ser diferente se o ambiente no qual o treinamento é feito for pensado especificamente para este fim. Afinal, se os funcionários da empresa possuem estações de trabalho criadas para melhorar sua saúde e rendimento, por que não tratar as pessoas que estão pleiteando vagas da mesma forma?

E isso vai além de ter uma sala de treinamento com mesas e cadeiras ergonômicas. É importante que espaços de treinamento de uma empresa transmitam sua personalidade e valores tanto para quem está se candidatando a uma vaga como para aquelas pessoas que já passaram pelo processo seletivo e foram aprovadas.

Cada detalhe precisa ser pensado para proporcionar bem-estar para o possível funcionário. Afinal, se as pessoas que já trabalham na empresa apresentam bons rendimentos por estarem em ambientes desenvolvidos para trazer à tona o melhor de seus talentos, isso não é diferente com pessoas que estão passando por um treinamento.

Treinamento de funcionários

Fonte: Pinterest.

Ao estar em um ambiente pensado especificamente para mostrar o melhor de si e de seu trabalho, uma pessoa em treinamento certamente se sentirá incentivada a mostrar tudo o que pode fazer. Ao ter um espaço pensado e projetado especificamente para quem está treinando para entrar na empresa, a empresa demonstra aos candidatos que se preocupa com eles, mesmo antes da contratação.

Mostrar-se preocupado com o bem-estar de todas as pessoas, mesmo aquelas que ainda não trabalham na empresa, tende a fazer com que o negócio conquiste e retenha novos talentos. Afinal, todos desejam estar numa empresa que tem como diferencial uma preocupação genuína com a satisfação de suas equipes.

Por isso, na hora de pensar na criação de áreas de treinamento dentro da empresa, tente integrá-las ao que já é feito no resto do espaço. Nada de paredes brancas e sem vida; utilize esses espaços para mostrar o melhor do seu negócio, não só com prêmios ou projetos, como também exibindo sua identidade visual.

Arquitetura corporativa

Fonte: Pinterest.

A arquitetura pode ajudar no treinamento de funcionários quando ambientes para este fim são projetados para serem tão confortáveis quanto os ambientes de trabalho, tendo em vista que não é incomum uma pessoa passar horas nestes espaços. Eles devem simular um pouco do que é a rotina da empresa, permitindo que a pessoa já vá se ambientando, o que tende a levar a um processo de adaptação mais brando e rápido.

Tente integrar ao espaço palavras de incentivo para quem está treinando, assim como cores que ajudem na concentração e no desenvolvimento das atividades específicas. Tons de azuis e verdes, por exemplo, tendem a estimular a criatividade e a concentração, além de ajudar a afastar o estresse, algo tão típico de pessoas que estão passando por um treinamento.

Além disso, a iluminação também deve ser eficiente e ajudar no desenvolvimento das tarefas propostas as pessoas que estão sendo treinadas. Um ambiente com pouca luz pode até ser confortável para assistir um filme ou uma apresentação de slides, mas certamente não vai contribuir com quem precisa ler um texto ou desenvolver uma ideia.

Arquitetura corporativa

Fonte: Workspring.

A arquitetura pode ajudar no treinamento de funcionários desde que seja pensada para exercer essa função. Ambientes corporativos bem projetados e decorados são um diferencial para qualquer empresa, que faz não só com que seus funcionários desenvolvam um trabalho ainda melhor, como também faz pessoas em treinamento a se esforçarem para entrar e se manter na empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *