Cores na arquitetura comercial

Cores na arquitetura comercial

Arquitetude Arquitetura Comercial Leave a Comment

Você já parou para pensar em como as cores exercem influência sobre nós? Geralmente, associamos sentimentos e sensações a elas, nos deixando influenciar e estimular sem nem perceber. Assim, entender a importância das cores na arquitetura comercial pode ser fundamental para o sucesso de uma marca.

Cores na Arquitetura Comercial

Fonte: Arquitetude.

As cores e suas combinações utilizadas em um projeto de arquitetura comercial podem influenciar positivamente um consumidor, de forma que ele se identifique imediatamente com a marca, ou negativamente, fazendo com que ele a rejeite sem mesmo nem conhecer.

Com tantos produtos e empresas tentando chamar atenção de cada um de nós, as cores podem ser grandes aliadas nessa tentativa de captar nossa atenção. Inclusive, ao escolher um produto, a primeira característica percebida, geralmente, é a cor.

Nenhuma loja pode ter suas cores escolhidas ao acaso. Elas influenciam não só como nos sentimos no ambiente, como também nossa percepção do espaço. Não é à toa que muitas marcas abusam da integração de cores com iluminação, para que até a menor das lojas pareça ampla e se destaque no meio de tantas outras. Como podem ser usadas para diferentes finalidades, as cores na arquitetura comercial precisam sempre ser levadas em conta na criação de um projeto para um novo estabelecimento.

Segundo uma importante pesquisa da empresa Kissmetrics, realizada em abril de 2013, 84,7% dos consumidores acham que a cor é a característica mais importante de um produto e 60% das pessoas disseram que a cor foi a responsável pela aceitação ou rejeição de um determinado produto ou marca. A mesma pesquisa chegou à conclusão de que 90% de nossas avaliações cotidianas de produtos e marcas são baseadas somente nas cores.

Projeto de Arquitetura Comercial

Fonte: Arquitetude.

Conheça as principais cores e suas aplicações na arquitetura comercial

Vermelho: cria senso de urgência e é muito utilizada para atrair compras por impulso e anunciar liquidações. Também é frequentemente usada em restaurantes, pois estimula o apetite.

Amarelo: está associado à atenção e cautela. É muito vista em vitrines para prender a atenção. É um bom complemento para o vermelho, por estar ligado a sentimentos como alegria e bem estar.

Laranja: outra cor usada para chamar atenção, é tida como uma das preferidas dos compradores compulsivos. Transmite sensações de alegria e confiança, por isso é utilizada para deixar a marca mais amigável.

Aplicações de Cores na Arquitetura Comercial

Fonte: Arquitetude.

Azul: como lembra a água e o céu, transmite sentimentos de paz e segurança. É utilizada para estimular a produtividade e promover confiança na marca.

Verde: é a cor da natureza, muito usada em lojas para deixar os clientes mais tranquilos. Como também é a cor do dinheiro, marcas caras gostam de usar essa cor para se valorizarem.

Roxo: é a cor da realeza e da sabedoria, e muitas marcas gostam de relacioná-la com produtos de beleza. Também pode ajudar a despertar a criatividade e a imaginação.

Dicas de como escolher cores na arquitetura comercial

Melhores Cores para o seu Projeto de Arquitetura Comercial

Fonte: Arquitetude.

O uso de cores deve sempre ser criterioso e buscar equilíbrio, visando a harmonia entre os produtos em exposição e o espaço físico da loja. Os itens devem ser mantidos em destaque e nunca devem entrar em conflito com as cores de fundo, para que o cliente não fique confuso e possa tomar rapidamente suas decisões.

A escolha das cores na arquitetura comercial deve ser feita de acordo com a marca, mas também precisa levar em conta o público que pretende atingir. De um modo geral, cada público costuma ter preferência por um grupo de cores. Por exemplo, crianças gostam de cores primárias; já os adolescentes se sentem atraídos pode tons quentes e fortes, enquanto homens adultos preferem cores neutras. Todas essas preferências demonstram o que vai atrair mais cada um e fazê-los entrar em determinado estabelecimento.

Antes de pintar uma loja com suas cores preferidas ou os tons da moda, entre em contato com escritórios de arquitetura especializados em projetos comerciais. A equipe de profissionais da Arquitetude tem muita experiência projetando todo tipo de loja e poderá lhe ajudar a escolher exatamente as melhores cores para o seu projeto de arquitetura comercial.

 

Confira um vídeo explicativo sobre Cores na Arquitetura Comercial:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *