Projeto de Arquitetura de Vitrine Temática Infantil - Projeto Arquitetude

A importância das vitrines temáticas

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Todas as vezes que uma data comemorativa se aproxima, sempre vemos as vitrines das lojas mudando e anunciando produtos específicos para o dia especial. Isso demonstra a importância das vitrines temáticas, que pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso das vendas de uma marca durante determinado período.

Vitrine temática da primaveraVitrine temática de Primavera da loja Shoppers Stop na Índia. Fonte: VMind.

Com tantas lojas vendendo produtos similares, é muito importante para uma marca buscar sempre se destacar. E com uma vitrine temática é possível fazer isso. O papel da vitrine, em geral, é de impressionar o consumidor positivamente, atraindo-o para dentro da loja e efetuando a compra. Uma pesquisa do Veronis Suhler Stevenson, divulgada pela Popai Brasil, apontou que 83% das decisões de compras ocorre quando os consumidores se sentem seduzidos e impactados por uma vitrine. E nada chama mais atenção do que uma loja com uma vitrine bonita e que demonstra estar sempre se atualizando e antenada com o que está acontecendo.

Por isso, a vitrine não deve ser considerada um mero acessório da arquitetura da loja. Ela pode (e deve) ser explorada de diferentes formas, principalmente quando existe alguma data comemorativa próxima. Decorar uma vitrine com alguns detalhes temáticos é uma forma bastante interessante da marca mostrar que sabe que uma data importante se aproxima e se importa com ela. Tanto que está utilizando suas próprias vitrines para lembrar aos consumidores sobre isso além, é claro, de anunciar produtos que combinam com a comemoração próxima.

A utilização de elementos inusitados é um ponto forte das vitrines temáticas. Na época do dia das mães, todo mundo espera ver vitrines mais femininas; já próximo ao Ano Novo, é costume vestir todos os manequins de branco. No entanto, pouca gente espera ver uma iluminação diferente ou personagens inusitados participando da decoração da vitrine, e esses podem ser grandes diferenciais para atrair as pessoas.

Vitrine temática infantilVitrine temática infantil da loja GAP em Jacarta. Fonte: Zimbio.

 Mais do que simplesmente atrair um consumidor, as vitrines temáticas precisam proporcionar uma experiência interessante para seus possíveis clientes, que os levem a ficar tão interessados a ponto de entrar na loja e comprar um produto. Ambientar os produtos da loja, criando cenários, é uma estratégia muito utilizada, mas que ainda funciona muito bem. Seja com ambientações realistas ou oníricas, o importante é que ela gere um impacto positivo em quem passe por ela.

No entanto, muitas lojas ainda cometem erros. O excesso de elementos visuais nas vitrines com produtos ou acessórios pode gerar poluição visual e desconforto. Ninguém quer entrar em uma loja que aparentar estar uma bagunça. Além disso, a situação pode deixar o cliente confuso, e levá-lo até a não identificar a loja e, tão pouco, a marca. Buscar um diferencial inovador é ótimo, mas as ideias precisam estar alinhadas com a filosofia, a identidade visual e a arquitetura da loja, além de combinar com a personalidade da marca e de seu público-alvo.

Antes de começar a decorar uma vitrine, é necessário fazer um planejamento, escolher o estilo que será seguido e buscar sempre um equilíbrio entre os produtos da loja e os acessórios cênicos. Os produtos precisam estar em harmonia com a data que se aproxima, assim como todo o cenário. Se for possível decorar também o interior da loja, esse pode ser um ótimo chamariz e levar muita gente a entrar no estabelecimento apenas para olhar a decoração, o que pode gerar várias compras por impulso. E, assim que a data comemorativa passar, a vitrine temática deve ser novamente atualizada, pois nenhuma marca deve passar a impressão de que está desatualizada.

Vitrine temática de NatalVitrine temática de Natal da loja Moschino em Nova Iorque. Fonte: Zimbio.

 Agora que você já conhece a importância das vitrines temáticas e sabe como planejar e montar uma, é só alinhas as ideias com a personalidade da marca e colocá-las em prática.

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