Escolher um bom mobiliário para loja é fundamental. Afinal, são nestes móveis que várias peças são expostas de forma a atrair clientes. Confira então 5 dicas para escolher os móveis corretos para sua loja.
1- Escolha os móveis de acordo com o tamanho da loja: existem lojas de todos os tamanhos, mas mesmo as menores podem receber móveis comerciais bonitos e que a destaquem. Para que isso aconteça, o ideal é medir o espaço disponível e pensar onde cada móvel vai se encaixar na decoração.
Um mobiliário muito grande em uma loja pequena pode fazer com que ela pareça ainda menor e muito cheia. Por outro lado, poucos móveis em um estabelecimento enorme podem fazer com que a loja pareça muito vazia, o que não é muito atrativo.
Adquirir os móveis corretos para sua loja exige bastante planejamento e um pouco de paciência, pois nem sempre é possível encontrar tudo o que se precisa em um único local. Às vezes pode ser preciso encomendar algumas peças; em outras, mandar fazer alguns itens sob medida. Tudo para deixar o local o mais atrativo possível.
2- Leve em conta o tipo de loja: lojas de joias, por exemplo, precisam de um tipo de mostruário com gavetas e trancas. Já as lojas de roupas necessitam de poucos balcões, mas muitas araras. Por isso, ao escolher os móveis corretos para sua loja, pensar no tipo de mercadoria que será exposta e colocada a venda é fundamental.
Diferentes produtos necessitam de diferentes formas de exposição para se apresentarem com a melhor aparência possível e atraírem os clientes. Por isso, pense bem no seu tipo de loja ao planejar a compra dos móveis ideais.
3- Busque móveis sob medida: a princípio, móveis sob medida parecem ter um preço um pouco alto. No entanto, como são planejados e feitos de acordo com o espaço disponível, tendem a aproveitar bem cada cantinho.
Além disso, é possível personalizar os móveis sob medida com a identidade visual da marca, deixando a loja ainda mais característica e fácil de ser localizada pelos consumidores. E em locais onde existem muitas lojas, ter uma loja que é facilmente reconhecida é fundamental para transformar compradores em clientes.
4- Utilize um mobiliário de boa qualidade: móveis comerciais de boa qualidade podem não sair tão caros se encontrar o fornecedor certo. Além disso, eles podem durar tanto tempo que acabam se pagando várias vezes. Afinal, eles vão exigir pouca manutenção e nenhuma substituição por muitos anos.
Móveis de qualidade inferior nem sempre têm uma boa aparência, além de se degradarem com muita rapidez e exigirem constante manutenção. É o famoso “barato que sai caro” e leva a gastos extras constantes.
Ao escolher os móveis corretos para sua loja, fique atento ao material utilizado para a construção deste mobiliário, o material utilizado em juntas, fechaduras, dobradiças e maçanetas e a garantia de fábrica. Você verá que os fabricantes de móveis com qualidade superior oferecem as melhores garantias para seus produtos.
5- Tenha um projeto de arquitetura para loja: muita gente ainda acha que não é preciso contratar um escritório de arquitetura para planejar a loja. No entanto, ter um projeto de arquitetura personalizado para uma loja pode ser um grande diferencial.
Afinal, para a realização do projeto, é necessário um grande e profundo estudo sobre o estabelecimento, sua identidade visual, o espaço físico que ele irá ocupar, o público alvo, dentre vários outros elementos.
E, ao se projetar uma loja, também há o planejamento dos móveis que serão utilizados em sua decoração para deixá-la linda e funcional, tanto para os funcionários quanto para os clientes. Por isso, antes de escolher os móveis corretos para sua loja, pense em ter um projeto de arquitetura comercial personalizado para o seu estabelecimento.