O país está passando por uma crise que tem afetado bastante o comércio. Muitas lojas têm fechado suas portas para evitar prejuízos maiores. No entanto, se você pretende batalhar para manter seu comércio aberto, veja o que fazer para melhorar as vendas em tempos de crise.
Fonte: Arquitetude.
Chame atenção para sua loja: muitas lojas estão há tanto tempo no mesmo lugar que seus donos nem percebem que elas precisam melhorar o visual. Para fazer isso, não é preciso realizar uma reforma completa e mudar tudo, pois isso faria com que a loja perdesse parte de sua identidade.
Muitas vezes, realizar pequenas reformas já faz uma grande diferença. Trocar o letreiro da loja por um mais moderno, por exemplo, pode criar uma sensação de que a loja está se atualizando. Pintar a loja ou reformar móveis e mostruários que estão desatualizados também pode ajudar bastante.
O importante é que essas mudanças ajudem a chamar mais atenção para sua loja, fazendo com que o público entre nela e circule pelo espaço em busca de novidades.
Melhorar as vitrines: uma boa vitrine pode fazer toda a diferença na hora de uma compra. Isso porque a vitrine é a porta de entrada da loja e o primeiro contato que o cliente tem com os produtos da marca. Por isso, ter uma vitrine atrativa, organizada e limpa pode ser um importante diferencial.
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Trabalhar a vitrine periodicamente também é relevante, pois mostra aos clientes que a loja está preocupada em apresentar sempre novidades. Além disso, ela pode levar os consumidores a entrar numa loja, principalmente se os produtos são apresentados de forma interessante e atrativa.
Uma boa forma para trabalhar as vitrines é criar vitrines temáticas inspiradas em datas festivas, como Natal, Ano Novo, etc. Os clientes também gostam de saber que a loja está antenada com o que está acontecendo e, se estiverem procurando produtos específicos para a data apresentada na vitrine, eles podem se inspirar nela e acabar efetuando uma compra.
Melhorar a setorização: uma das primeiras mudanças que são realizadas em um comércio quando ele não vai bem financeiramente é mudar sua setorização, pois, muitas vezes, ele é determinante na hora de uma compra.
Dentro de uma loja, as mercadorias devem ser organizadas de acordo com uma lógica, fazendo com que os setores se complementem e ajudando o consumidor a encontrar o que procura. Essa arrumação por setores que se completam cria uma coesão entre os produtos e pode levar o consumidor a realizar várias compras de ocasião.
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Uma boa dica para melhorar as vendas em tempos de crise e fazer um estudo mais profundo sobre o layout da loja é tentar verificar quais setores podem ser reposicionados para criar uma lógica de compra mais atraente para os consumidores. Colocar as peças em promoção perto da porta, por exemplo, pode fazer mais gente entrar na loja.
Caprichar mais na arquitetura da loja: a arquitetura comercial envolve vários elementos, desde as cores, móveis, materiais escolhidos para decoração e iluminação até o a disposição dos produtos, melhora da circulação, escolha dos mostruários, etc.
No entanto, muitos empresários e donos de loja não entendem muito bem de arquitetura comercial e acabam copiando outros estabelecimentos, sem refletir muito sobre isso. Cada marca é única e, portanto, suas lojas também devem ser. Além disso, algumas estratégias utilizadas por determinadas lojas nem sempre podem ser aproveitadas em outras.
Aproveite o momento para avaliar se o seu projeto de arquitetura comercial está eficiente e atendendo as expectativas. Se não, procure por um escritório de arquitetura e busque ajuda junto a esses profissionais para melhorar sua loja.
Fonte: Arquitetude.
Um projeto de arquitetura comercial pode parecer um pouco caro no começo. No entanto, ele oferece tantas vantagens para a loja, principalmente no que diz respeito a melhorar as vendas em tempos de crise que, no final, o esforço vale muito a pena.