Fazer mudanças na arquitetura comercial pode impulsionar o movimento na loja. Quem é comerciante ou trabalha em uma loja já deve ter sentido os efeitos da crise econômica pela qual o país passa. Qualquer ação que faça com que consumidores entrem no estabelecimento já ajuda.
Fonte: Arquitetude.
Como a arquitetura comercial pode impulsionar o movimento na loja:
O varejo nacional tem passando por grandes mudanças e é preciso se adaptar às expectativas de uma clientela cada vez mais exigente. Foi-se a época que preços competitivos ou uma bela vitrine eram suficiente para fazer alguém entrar na loja. Atualmente, os consumidores buscam não só por preço, qualidade e beleza, mas também por um ambiente com o qual se identifiquem.
Neste sentido, renovar o espaço da loja através de um projeto de arquitetura comercial personalizado pode ser o primeiro passo em direção a uma melhora no movimento do seu comércio. Isso porque a arquitetura comercial pensa além da posição de móveis ou decoração de espaços; ela vai realizar um estudo profundo para verificar se integração dentro da loja com diversos fatores.
Muitas lojas são até bonitas e bem decoradas, mas não recebem a atenção merecida, pois não estão se posicionando corretamente. Algumas não conhecem bem seu público-alvo, enquanto outras ainda não se deram conta que sua identidade visual não é atrativa. E a arquitetura comercial se propõe a mudar isso, ajudando a atingir as pessoas certas e gerar vendas.
Fonte: Arquitetude.
A grande dificuldade em repaginar uma loja está em realizar as mudanças visuais certas para deixar o espaço prático, organizado e seguro, tanto para clientes quanto para funcionários. A ordenação do ambiente de forma racional influencia muito nos resultados das vendas e pode realmente impulsionar o movimento na loja.
Quando um comprador entra num estabelecimento, ele precisa sentir que a ambientação e a circulação foram pensadas para tornar sua experiência da compra mais confortável. Detalhes como o tamanho e o acesso ao estabelecimento, a distribuição das mercadorias, a posição do caixa, dentre outros, são essenciais para que o ambiente fique ainda mais agradável e funcional.
Mas, vale lembrar que um projeto de arquitetura comercial não é desenvolvido do dia para noite e pode exigir alguma verba para modificações na loja, como troca de piso, renovação do mobiliário ou instalação de uma nova iluminação. Porém, é importante não encarar isso como um gasto, mas como um investimento que irá mostrar seus resultados a médio e longo prazo.
Fonte: Arquitetude.
Uma loja que passa muito tempo sem se renovar pode acabar parecendo parada no tempo quando comparada a outras ao redor, e mesmo os clientes mais fiéis acabam por abandoná-la. Afinal, ao ver que outras marcas estão investindo numa melhora na infraestrutura, eles terão curiosidade de saber o que elas estão oferendo de diferente, o que pode gerar muitas vendas de ocasião.
A criação de uma arquitetura comercial mais adequada deve levar em conta os produtos vendidos pela loja. Dessa forma, fica bem mais fácil não só pensar no espaço e distribuir os diferentes itens necessários para a exposição das mercadorias, como também repensar sua identidade visual e até mudanças no posicionamento da marca.
Às vezes, as mais simples mudanças podem fazer uma enorme diferença na forma como o público se comporta em relação ao seu negócio. Tenha em mente que a arquitetura comercial pode impulsionar o movimento na loja, principalmente quando ela é pensada de forma personalizada para atrair a atenção dos consumidores e, por isso, este é o tipo de investimento que vale a pena para qualquer comerciante.