Qual é a alma do seu negócio?

Qual é a alma do seu negócio? Você já parou para pensar nisso? A alma de seu negócio é jovem, arrojada, clássica, inovadora, ‘green’, fashion, sofisticada, lúdica? Pense na arquitetura de lojas de grandes marcas, como Mc Donald’s, Apple ou Nike– que imagem elas te remetem? Agora pense na sua marca – que ideia ela passa aos clientes? A alma do seu negócio está por trás da imagem que sua marca transmite – e um bom projeto de arquitetura comercial pode ajudar o seu empreendimento a se mostrar corretamente para seu público-alvo.

 

E como mostrar ao seu público quem é a sua marca?

A flagshipstore da Pirelli, inaugurada em Milão para a marcaPZero, quis ser muito mais do que uma loja conceito. Seu projeto arquitetônico foi desenhado para que qualquer pessoa que entre na loja tenha uma experiência premium e perceba os novos paradigmas da modernidade a partir de uma atmosfera glamourosa. Toques de borracha, cimento e aço presentes na arquitetura, sonorização diferente para cada ambiente da loja, roupas hightech iluminadas por luzes de LED sustentáveis, elementos que contam a história da Pirelli, tudo isso proporciona ao cliente uma experiência sensorial e emocional na loja e retrata exatamente a alma que a Pirelli quis dar ao espaço.

 

FlagshipStore da Pirelli, em Milão, Itália.
FlagshipStore da Pirelli, em Milão, Itália. Fonte: Retail Blog Design

 

Independentemente da alma do seu negócio, hoje as lojas precisam fazer mais do que a receita básica que todos fazem. O cliente precisa ser entretido e engajado, assim como fez a Pirelli. Ou a Nike com sua loja em Shiba, no Japão, onde criou a maior loja da marca no país especializada em basquete. O semicírculo é o conceito chave do design desse projeto arquitetônico– inclusive uma luminária pendente no formato de um grande aro fica a 3,05 metros de altura, baseado na altura padrão de um aro de verdade. Através da arquitetura da loja e da experiência de compra, o cliente entra em contato com o conceito da marca e se sente imerso no mundo do basquete da Nike.

 

Loja da Nike em Shiba, Japão.
Loja da Nike em Shiba, Japão. Fonte: Retail Blog Design

 

Sempre se lembre de que a alma do negócio deve permear toda a loja, da arquitetura ao conceito da marca, passando pelo atendimento e pela experiência de compra. O cliente de hoje precisa ser engajado e entretido para que ele não prefira o concorrente ou a comodidade das lojas virtuais. Um projeto de arquitetura comercial tem papel fundamental em tudo isso.

Postagens Recentes
Categorias das postagens
Receba novidades
Assine nossa newsletter para obter informações atualizadas, notícias ou insights de design.
Abrir Bate-Papo
1
Fale conosco
Olá, nós somos a Arquitetude | Escritório de Arquitetura e Projetos. Podemos te ajudar?