A identidade visual de uma loja é um dos alicerces para o seu sucesso, pois é dela que sempre lembramos na hora em que estamos olhando uma vitrine ou apenas passeando pelo shopping. Dessa forma, evidencia-se a importância de criar uma identidade visual comercial e marcante para as lojas, pois mais do que a decoração do estabelecimento, o uso de elementos que destacam e se diferenciam, dentre tantos outros, são extremamente importantes para que os clientes possam se lembrar da marca.
A identidade visual é a tradução da imagem da sua marca na loja, e é o instrumento usado pela arquitetura comercial que faz com que seu público a perceba como você quer. As cores, a forma como a vitrine é arrumada, alguns elementos decorativos, mobiliário e até o revestimento das paredes: tudo isso faz parte da identidade visual comercial de uma empresa.

Exemplos do uso da identidade visual comercial
Um bom exemplo disso é a Solvang, uma ótica que contratou a Arquitetude para criar o projeto de sua nova loja no Américas Shopping. A Solvang já contava com outras lojas, que não passariam por mudanças. Portanto, a nova loja deveria se basear na identidade visual já existente, além de melhorá-la de alguma forma.
No projeto da nova loja no Américas Shopping, a cor da marca ganhou destaque e a vitrine seguiu o mesmo padrão de prateleiras e arrumação. Foi desenvolvido um novo projeto de iluminação, dando destaque aos belos óculos em exposição, além de uma estampa exclusiva que acabou sendo utilizada como papel de parede.

A reformulação da identidade visual da loja não precisa descartar totalmente todo o trabalho feito anteriormente: ela deve complementar o que já existe, de forma que torne possível reformar as lojas existentes sem que seja necessário uma enorme paralisação das atividades para as obras. Essas mudanças sempre conseguem impactar o cliente de forma positiva, destacando ainda mais a marca.
O projeto desenvolvido pela Arquitetude para as lojas da marca WQSurf incluiu apenas alguns detalhes: o expositor de óculos e a testada vermelha. E neste caso, a obra foi feita em apenas 3 dias!

Mais um exemplo foi a loja Complemento, que também teve sua identidade visual reformulada pela Arquitetude. A empresa já contava com a loja do Shopping Città América. Sem abandonar as formas de exposição da primeira loja, a Arquitetude criou soluções usando os mesmos materiais, no caso o acrílico, e as cores preto e branco, para que a identidade visual das lojas se complementassem.
Portanto, na hora de abrir uma filial, não se esqueça de manter uma identidade única. A identidade visual comercial da marca é o que a identifica e a destaca aos olhos do consumidor. Como é praticamente impossível ter lojas iguais em todos os lugares, vale a pena contar com a ajuda de um escritório de arquitetura especializado no assunto.
