Já falamos muito sobre a importância de desenvolver uma identidade visual única. No entanto, como reforçar essa identidade e torná-la presente por toda a loja, sem saturar a marca? Uma das formas é usar a identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja de forma a sugestionar sua presença sem, no entanto, explicitar a marca.
Existem várias formas de fazer isso. As mais obvias consistem em usar as cores da logomarca na arquitetura, repetir a marca no fundo do caixa para reafirmar sua identidade visual ao consumidor no momento do fechamento da compra, utilizar aplicações adesivas nas paredes e até estampar a marca nas cortinas dos trocadores. No entanto, sugestionar a marca de forma mais sutil ao consumidor pode dar um charme especial a arquitetura, de forma a gerar identificação sem deixar ninguém cansado de ver a marca.
Um bom exemplo é do caso das lojas que trabalham com multimarcas e de franquias, que possuem a necessidade de criação de espaços destinados a exibir bem a marca (ou marcas) que estão à venda. Essa representação costuma passar por reformulações em campanhas e estações do ano, o que leva a loja a precisar estar em constante atualização. Esse é o caso da Rommanel, que se atualiza a cada nova coleção, fazendo com que todas as lojas também precisem passar por mudanças e adaptações.
Loja da Rommanel no Méier. Fonte: Arquitetude.
Outra forma interessante de usar a identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja é brincar com as cores de formas dela, sugestionando sua presença, tanto nas paredes quanto no mobiliário e até no piso. Nas Óticas Solvang, um dos itens desenvolvidos pela Arquitetude foi o papel de parede com a lente da logo replicada em diferentes cores e posições. O papel de parede é personalizado, bonito, divertido, e gera um reconhecimento instantâneo da marca.
Papel de parede com estampa de lente de óculos das Óticas Solvang. Fonte: Arquitetude.
Quem deseja inovar pode introduzir nas formas da loja uma referência sutil à marca, para que o cliente se lembre dela e a identifique através do formato diferenciado. No projeto para a loja WQSurf, a Arquitetude criou no balcão do caixa uma releitura do logo: uma base solida vermelha com uma onda branca por cima de tudo.
Caixa da loja WQSurf. Fonte: Arquitetude.
No caso da loja 55RJ, a forma azul do núcleo do logo se repete pelos painéis, balcão caixa e na tabela da cesta de basquete, sugestionando um dos detalhes principais da marca por todo o estabelecimento e gerando uma identificação imediata dos clientes. O formato repetido e a cor azul também transmitem um pouco da personalidade jovem da marca.
Loja 55RJ do Shopping Jardim Guadalupe. Fonte: Arquitetude.
No projeto da loja Dank foram criados volumes de vidro e recortes no painel em que é possível observar e ler a marca de forma subjetiva, principalmente devido ao uso de materiais da mesma cor utilizada no logo. É importante ressaltar que, mesmo que as coleções mudem e os produtos expostos sejam outros, esse detalhe da identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja sempre estará presente.
Loja Dank no Madureira Shopping. Fonte: Arquitetude.
Além de todas essas formas de usar a identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja, existe também a possibilidade de trabalhar com elementos sazonais, que mudam de acordo com a estação/coleção. Por exemplo, se uma loja de biquíni lança uma estampa exclusiva para sua coleção, é possível imprimi-las nas cortinas dos provadores ou no estofado das poltronas. Assim, tanto a estampa quanto a marca ficam mais bem fixadas para o cliente.
Agora que você já tem várias ideias para usar a identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja, já pode começar a colocar algumas em prática. Mas, se o que você procura por um escritório de arquitetura para te ajudar, basta entrar em contato com a Arquitetude, que possui uma vasta experiência no desenvolvimento de identidades visuais e arquitetura comercial.