Depois de desenvolver um projeto de arquitetura, o passo seguinte é começar a execução da obra. Nesse momento, algumas pessoas optam por não realizar a obra, seja comercial, residencial ou corporativa, com o escritório que fez o projeto. Preferem contratar outra empresa para fazer o gerenciamento, ignorando a importância de executar a obra com o escritório que desenvolveu o projeto.
Muito mais do que imprimir mudanças num espaço, construir ou reformar é uma missão complicada que requer tempo, paciência, análise, detalhamento estrutural, tomadas de decisões rápidas e inteligentes e um ótimo gerenciamento. Tudo isso faz bastante diferença na hora da entrega da obra. E nada melhor do que ter ao seu lado o escritório de arquitetura que desenvolveu o projeto, tendo em vista que seus profissionais conhecem cada detalhe como ninguém. Devido a esse conhecimento, há mais facilidade para superar vários obstáculos sem atrasar a obra, indicando a melhor forma de resolver cada problema.
Apartamento Vista Laguna, RJ. Fonte: Arquitetude.
Executar a obra com escritório que desenvolveu o seu projeto de arquitetura pode levar a maior fidelidade no resultado final, tendo em vista que o profissional tem um maior domínio sobre os pormenores da obra. Um arquiteto contratado somente para gerenciar a execução do projeto pode se sair muito bem, mas é importante ressaltar que o autor original pode obter muito sucesso no que diz respeito a dar ao cliente exatamente o que foi planejado, principalmente pelo contato entre eles ter sido grande. Profissionais do escritório que desenvolveu o projeto inicial geralmente participam da concepção de todos os detalhes, analisando todas as necessidades do cliente e criando algo customizado e ajustado exatamente para atender essas demandas.
Um bom exemplo disso é o projeto de arquitetura corporativa desenvolvida para a empresa Optum pela Arquitetude. O primeiro escritório, construído no Rio de Janeiro, tiveram as obras executadas e gerenciadas pela Arquitetude, que conhecia e dominava muito bem o projeto pois era o autor dele. Depois, a filial em São Paulo foi aberta, a equipe da Arquitetude foi convidada a projetar e executar também as obras, mesmo fora do Rio de Janeiro, devido a seus conhecimentos sobre o projeto e a confiança que a empresa tinha no trabalho do escritório, devido ao sucesso da primeira parceria entre eles.
Escritório da Optum São Paulo. Fonte: Arquitetude.
Rapidez e pontualidade também são grandes diferenciais, principalmente em se tratando de projetos de obras comerciais e corporativas. O escritório desenvolvedor, ao criar o projeto, já vai pensando e indicando os profissionais e equipes que vão trabalhar na obra. Como a arquitetura comercial trabalha com prazos muito curtos e muitos dos serviços necessitam ser executados a noite, para não atrapalhar o funcionamento do comercio do entorno, é preciso montar uma equipe especializada nesse segmento, que consiga gerenciar bem o ritmo frenético de obras noturnas, espaços pequenos e muitos profissionais diferentes ao mesmo tempo fazendo coisas diversas.
A equipe de um escritório de arquitetura é especialista em estudar e desenvolver as melhores formas de ocupar os espaços da área que será construída, atendendo a normas técnicas e leis, além das necessidades do cliente, para que o resultado final seja bonito, prático e funcional. Dessa forma, conhecendo tão bem um projeto, é pouco provável que haja uma real necessidade de contratar outro profissional para execução da obra.
Loja WQSurf do Shopping Via Parque, RJ. Fonte: Arquitetude.
Agora que você já conhece a importância de executar a obra com o escritório que desenvolveu o projeto, você precisa conhecer a Arquitetude. Além de ser especialista no segmento de arquitetura comercial, esse escritório de arquitetura no Rio de Janeiro executa a maioria de seus projetos com desenvoltura e maestria, priorizando sempre a satisfação de seus clientes.