Em épocas de crise, é muito importante para os lojistas explorar todas as possibilidades para chamar atenção de possíveis compradores. Uma delas é dar mais atenção à sua arquitetura comercial. Mas como usar a arquitetura para atrair novos clientes?

A queda nas vendas de uma determinada loja pode estar ligada a fatores econômicos, mas também à imagem que ela passa para o cliente.
Quando passeamos por locais onde há estabelecimentos comerciais sempre nos chama mais atenção àquelas lojas que parecem se atualizar sempre tanto através de uma bela vitrine quanto pela própria arquitetura e decoração da loja: móveis bonitos e bem cuidados, uma boa iluminação, produtos bem dispostos, locais de circulação livres, dentre outros fatores.
Desde a fachada e as vitrines, passando por toda a área interna da loja, a arquitetura comercial tem papel chave em fazer uma loja parecer mais ou menos atrativa. A arquitetura e a decoração de uma loja transmitem aos clientes uma determinada imagem, que pode ou não ser positiva.
No entanto, muitas vezes empresários e lojistas pecam por falta de conhecimento, copiando um formato que funciona bem para um concorrente, mas não para sua própria marca.
A loja precisa atrair clientes e mostrar a eles que seus produtos são bons, antes mesmo que a pessoa decida entrar na loja. Por isso, é importante dar especial atenção a fachadas e vitrines. Não adiante estar em um ponto comercial maravilhoso se a loja não possui nenhum atrativo visual para fazer quem está passando entrar nela.

Manter a boa aparência da fachada da loja é fundamente e isso nem sempre é difícil: basta mantê-la sempre limpa, arrumada e bem iluminada. Geralmente é na fachada da loja que o cliente tem o primeiro contato com a marca, por isso ela deve ficar em destaque. Além disso, renovar a vitrine periodicamente ou criar algumas vitrines temáticas podem ser grandes diferenciais.
Em se tratando da área interna, um projeto de arquitetura comercial personalizado e pensado exatamente para os produtos que estão à venda pode ser fundamental para atrair novos clientes, principalmente os mais exigentes. Essas pessoas perceberão que a sua marca se preocupa não só em atraí-los, mas em proporcionar uma experiência de compras através de um espaço agradável, seguro e moderno.
Para atrair novos clientes para uma determinada loja é necessário que seu ambiente interno seja mantido sempre limpo e organizado. Por isso, além de uma equipe bem treinada, é preciso ter espaço para a mercadoria que não está em exposição seja guardada, mas esteja próxima aos vendedores, para que eles possam mostrar as peças aos clientes.
Para tanto, ter um mobiliário bonito e coeso pode ajudar a destacar a arquitetura e a decoração da loja de forma positiva.

Também é interessante reforçar a marca na arquitetura comercial, o que pode ser feito de várias formas.
Utilizar as cores da marca no ambiente interno, criar peças de mobiliário inspiradas na marca e utilizar as formas da marca de forma sutil por todo o ambiente reforça sua presença sem saturá-la. Assim, o cliente fica mais sensibilizado em relação à marca da loja e passa a lembrar dela com mais frequência.
Um arquiteto ou escritório de arquitetura especializado em projetos comerciais pode elaborar um projeto com ótimas ideias, que alinham o ambiente com a identidade visual da marca, tornando o espaço bonito e interessante para conquistar novos clientes.
Investir em um projeto personalizado pode parecer um gasto extra a princípio, mas resulta em aumento das vendas e dos lucros da loja. Afinal, todo mundo adora uma boa novidade, principalmente quando as ideias são bem executadas.