Arquitetura Comercial | Restaurante Delícias de Camarão

Arquitetura para Restaurantes

Arquitetude Arquitetura Comercial Leave a Comment

Vamos falar sobre arquitetura para restaurantes, uma vez que a gastronomia nunca esteve tão em alta no Brasil, especialmente em grandes centros urbanos como o Rio de Janeiro.

Na trilha dos queridinhos food trucks cada vez mais em ascensão, as inovações da culinária gourmet e os reality shows em que chefs competem por um tão sonhado prêmio e notoriedade, os restaurantes vão ganhando ainda mais força. É assistir qualquer programa de culinária na tv, por exemplo, ou ler um artigo na internet sobre ‘as melhores comidas de boteco da cidade que logo o nosso apetite abre e desperta a vontade de sair e explorar um novo restaurante”.

Projeto Arquitetura para Restaurantes

Fonte: Retail Design Blog

E no Rio existem ótimas opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos. Mas, diante de tanta oferta – e tanta demanda – como um restaurante faz para se destacar em meio a tantos outros? Como ser diferente e não apenas mais um? Investir em um bom projeto de arquitetura para restaurantes será certamente uma das maneiras mais eficientes para achar seu espaço nesse mercado tão concorrido.

Como qualquer projeto arquitetônico de sucesso, é importante prestar atenção nas tendências e, claro, na imagem que o restaurante deseja comunicar. Ele será voltado para famílias, para jovens badalados, terá um menu mais sofisticado ou mais acessível, estará em uma região com muitos outros restaurantes, terá como estrela algum chef renomado, faz parte de uma rede? Nessa fase inicial é importante uma boa conversa com o seu arquiteto para um bom alinhamento.

Com relação às tendências, está caindo aquela ideia de restaurantes em que as pessoas ficam fechadas lá dentro. Hoje as pessoas querem ver e ser vistas. Quando passamos em frente a um restaurante e conseguimos ver que ele está bastante movimentado, logo pensamos ‘deve ser bom, quero conhecer’.

Além disso, os clientes se sentem mais a vontade podendo observar o movimento de fora – claro, desde que o barulho do trânsito e outros fatores externos não atrapalhem quem está à mesa. Pensando nisso, hoje há cada vez mais projetos de arquitetura para restaurantes adotando vidro nas fachadas, compondo assim uma integração do ambiente interno com o externo.

Veja projetos de arquitetura para restaurantesProjeto de Arquitetura Comercial para o Restaurante Delícias de Camarão do Shopping Downtown, Rio de Janeiro | Arquitetude – Fonte: Retail Design Blog

A área externa é outro ponto forte de um projeto de arquitetura para restaurantes. O Rio já tem muitos restaurantes com espaço ao ar livre e essa é uma tendência que veio para ficar – ainda mais em um país tropical como o nosso. Mas, claro, o projeto arquitetônico de restaurantes que contempla uma área aberta deve ser pensado considerando questões de segurança e conforto. Com uma boa iluminação acompanhada de um bom projeto de paisagismo, essa área poderá ser a mais concorrida do empreendimento.

Outra tendência forte, que permeia também projetos de arquitetura residenciais e corporativos, é a questão da sustentabilidade. Ter maior presença do verde no projeto de arquitetura de interiores, assim como optar por móveis com matéria prima sustentável, além de trabalhar com fornecedores locais, privilegiar a luminosidade natural, são algumas formas de ter um restaurante sustentável que, certamente, terá mais chances de cair no gosto da clientela.

Confira exemplos de Arquitetura para RestaurantesFonte: Retail Design Blog

 

Arquitetura para Restaurantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *