Definindo uma personalidade para a sua franquia

Sua franquia personalizada

Se nesse ano você tem o objetivo de expandir seus negócios para uma rede de sistema de franchising, comece definindo uma personalidade para a sua franquia. Afinal, em tempos como os de hoje em que muita gente tem tido o desejo e a oportunidade de empreender – embora a burocracia do país ainda não facilite tanto a vida dos novos empresários, ainda assim tem sido um período mais favorável – há microempresários já planejando aumentar os negócios. Mas quem nunca precisou lidar com esse tipo de situação pode ficar um pouco perdido até saber por onde começar a formatar uma rede de franquias.

Todos sabem que o grande desafio de quem pretende criar um sistema de franchising para seu negócio é conseguir manter uma padronização dos pontos de venda. Ou seja: o cliente precisa entrar na loja, restaurante, escola, ou qualquer outro tipo de estabelecimento que leve a sua marca, e reconhecer de cara onde está. Em um mercado tão concorrido, o bom mesmo é quando sua marca não é confundida com outra, e sim é lembrada por ser quem é. Por isso, questões como identidade visual são fundamentais.

Da rede de franquias The Sweetest Little Chocolate Shop, Nova Zelândia.Da rede de franquias The Sweetest Little Chocolate Shop, Nova Zelândia. Fonte: Retail Design Blog

E o desafio de manter um padrão existe essencialmente porque é preciso pensar em todos os detalhes para ter a mesma identidade seja em uma franquia de rua, de shopping, grande, pequena, de esquina. Independentemente do formato e do tamanho, tanto o projeto de arquitetura como o de comunicação precisam ser possíveis de serem adaptados a situações diversas. E durante o planejamento de como serão as franquias, todos os detalhes precisam ser considerados, desde as cores usadas, os móveis, a fachada, a disposição dos produtos, o atendimento, a sonorização, o cheiro. Tudo isso define a personalidade da sua franquia. Por isso é tão importante pensar em uma arquitetura modular, que possa ser transferida e adaptada facilmente para ambientes variados.

Especificamente sobre os móveis utilizados nas franquias, uma dica é pensar na relação custo x benefício para que não sejam necessárias trocas constantes, o que acarreta em aumento de despesas. Móveis de fácil manutenção e longa durabilidade são uma aposta mais certeira.

Atenção: padronização não significa falta de criatividade. Planeje um projeto arquitetônico para as franquias da sua rede de forma que a sua marca tenha uma identidade visual única. Isso irá determinar o tipo de imagem/mensagem que será transmitido aos clientes.

Projeto de Arquitetura Comercial para lojas Board

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