Sua franquia personalizada
Se nesse ano você tem o objetivo de expandir seus negócios para uma rede de sistema de franchising, comece definindo uma personalidade para a sua franquia. Afinal, em tempos como os de hoje em que muita gente tem tido o desejo e a oportunidade de empreender – embora a burocracia do país ainda não facilite tanto a vida dos novos empresários, ainda assim tem sido um período mais favorável – há microempresários já planejando aumentar os negócios. Mas quem nunca precisou lidar com esse tipo de situação pode ficar um pouco perdido até saber por onde começar a formatar uma rede de franquias.
Todos sabem que o grande desafio de quem pretende criar um sistema de franchising para seu negócio é conseguir manter uma padronização dos pontos de venda. Ou seja: o cliente precisa entrar na loja, restaurante, escola, ou qualquer outro tipo de estabelecimento que leve a sua marca, e reconhecer de cara onde está. Em um mercado tão concorrido, o bom mesmo é quando sua marca não é confundida com outra, e sim é lembrada por ser quem é. Por isso, questões como identidade visual são fundamentais.
Da rede de franquias The Sweetest Little Chocolate Shop, Nova Zelândia. Fonte: Retail Design Blog
E o desafio de manter um padrão existe essencialmente porque é preciso pensar em todos os detalhes para ter a mesma identidade seja em uma franquia de rua, de shopping, grande, pequena, de esquina. Independentemente do formato e do tamanho, tanto o projeto de arquitetura como o de comunicação precisam ser possíveis de serem adaptados a situações diversas. E durante o planejamento de como serão as franquias, todos os detalhes precisam ser considerados, desde as cores usadas, os móveis, a fachada, a disposição dos produtos, o atendimento, a sonorização, o cheiro. Tudo isso define a personalidade da sua franquia. Por isso é tão importante pensar em uma arquitetura modular, que possa ser transferida e adaptada facilmente para ambientes variados.
Especificamente sobre os móveis utilizados nas franquias, uma dica é pensar na relação custo x benefício para que não sejam necessárias trocas constantes, o que acarreta em aumento de despesas. Móveis de fácil manutenção e longa durabilidade são uma aposta mais certeira.
Atenção: padronização não significa falta de criatividade. Planeje um projeto arquitetônico para as franquias da sua rede de forma que a sua marca tenha uma identidade visual única. Isso irá determinar o tipo de imagem/mensagem que será transmitido aos clientes.
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