Usar elementos transparentes na arquitetura comercial pode ser considerado algo tradicional. Afinal, as próprias vitrines das lojas são transparentes com o objetivo de apresentar os produtos e permitir que os clientes olhem para dentro da loja.
Fonte: Arquitetude.
Para além desses usos, não é muito comum usar materiais transparentes em espaços comerciais. Alguns comerciantes mantêm a vitrine mais fechada e também optam por manter um pouco do mistério, fazendo com que as pessoas entrem nas lojas em busca de informações, o que não costuma acontecer quando tudo está muito exposto e à vista.
A verdade é que elementos transparentes estão conquistando seu espaço nas lojas. Isso foi demonstrado na Euroshop 2017, a maior feira da indústria varejista, que apresenta todas as tendências e novidades do setor. Nela, foi possível observar que materiais transparentes, assim como elementos vazados, marcam cada vez mais presença na arquitetura comercial.
Confira algumas vantagens no uso de materiais transparentes em projetos de arquitetura comercial:
1) Faz parecer maior
Materiais transparentes, como vidro, acrílico e policarbonato, nem sempre são fáceis de manter limpos, mas ajudam a criar um visual muito bonito em espaços comerciais. Eles ajudam a dar sensação de que o espaço é mais amplo, pois não há nada bloqueando o olhar.
Assim, mesmo as menores lojas podem parecer maiores com a simples adoção de um mobiliário transparente, por exemplo.
2) Maior destaque no detalhe das peças expostas
O uso de elementos transparentes na arquitetura comercial oferece às marcas e empresas a oportunidade de ter um ambiente bonito, amplo e arejado, apresentando o produto à venda como verdadeiro protagonista.
Prateleiras de vidro, por exemplo, permitem que o cliente visualize o que está nela por diferentes ângulos, sem que seja preciso tocar na peça, o que é uma grande vantagem quando a mercadoria exposta é delicada. Essa facilidade de visualização também pode fazer com que um comprador se sinta mais interessado no detalhe de cada produto.
Fonte: Arquitetude.
3) São fáceis de combinar
Materiais transparentes também são superfáceis de combinar, o que os torna perfeitos para um ambiente comercial. Se uma loja precisa de reformas ou atualizações, por exemplo, adicionar a ela elementos transparentes pode fazer com que seu espaço físico fique mais discreto, destacando apenas o necessário, os seus produtos.
Fonte: Arquitetude.
4) Ajudam na integração de ambientes
Materiais transparentes também facilitam na maior integração entre ambientes. Uma loja que possui vários espaços pode mantê-los separados, mas, ao mesmo tempo, integrados ao utilizar elementos transparentes na arquitetura comercial. O mais importante é que isso também ajuda a manter os ambientes amplos e mais confortáveis do que se tivessem várias divisórias.
5) Transparência acima de tudo
Outra vantagem em adotar materiais transparentes em ambientes comerciais é que isso mostra ao cliente que a loja não tem nada a esconder. É claro que as transparências devem ser utilizadas de forma estratégica, mas, ao adicioná-las na arquitetura comercial, a marca passa para o cliente uma mensagem de que, além de moderna, ela não está tentando esconder nada.
O mobiliário transparente transmite ao espaço um visual mais moderno e elegante, criando um efeito clean, principalmente quando as peças são limpas corretamente. Uma ambientação comercial feita com peças transparentes pode realmente chamar a atenção dos compradores com um espaço muito moderno, leve e suave.
Seja como for, os elementos transparentes na arquitetura comercial se mostrarão, cada vez mais, presentes nas lojas, tornando esses locais mais modernos, suaves, bonitos e sintonizados com os anseios de seu público-alvo.