A vitrine de loja é um item tradicionalíssimo em projetos de arquitetura comerciais e, como já falamos, além de traduzir a imagem da marca, ela influencia fortemente as vendas. Contudo, você pode se perguntar o que acontece se a sua loja não contar com uma vitrine. Seria uma estratégia de negócios fadada ao fracasso? Na verdade não, pois tudo depende de como o interior da loja está organizado.
A realidade é que tanto lojas no Brasil quanto no exterior já estão trocando as vitrines por largas portas que transformam o próprio interior da loja em um grande expositor. É a arquitetura comercial em constante processo de renovação. Portanto, considere as duas opções quando for pensar no projeto arquitetônico de seu negócio: fica a seu critério ter uma vitrine de loja no estilo tradicional, ou inovar e fazer da sua loja uma grande vitrine – tudo vai depender do posicionamento e conceito de seu negócio.
Se a segunda opção for a sua escolha, sua missão mais importante será cuidar do interior da loja, porque ele será o primeiro contato que o cliente terá com os seus produtos e com a sua marca.
Fonte: Retail Design Blog
Dicas para a vitrine de loja ser um sucesso
- a decoração da loja toda deve ser organizada e bastante atrativa. Adote uma boa iluminação, crie um ambiente agradável e convidativo, não sobrecarregue o espaço com excesso de produtos para não causar cansaço visual antes mesmo de o cliente entrar e, claro, não se esqueça de que a arquitetura comercial precisa se preocupar com a boa circulação. Lembre-se que a maioria das lojas sem vitrines pode ser encontrada dentro de shoppings – e grande parte das pessoas que circulam nos shoppings está lá para olhar vitrines. Para resolver essa questão a decoração é fundamental.
Projeto de Arquitetura Comercial para loja Complemento do Recreio, Rio de Janeiro | Arquitetude
- além de proporcionarem um grande vão livre na entrada, as portas microperfuradas automáticas podem ser enroladas e ocultadas na parte de cima do gesso do teto, não ocupando espaço útil da loja quando ela estiver aberta. Além disso, suas folhas microperfuradas permitem que o interior da loja seja visualizado mesmo com a loja fechada. Por isso ela é uma excelente opção em projetos de arquitetura comerciais de lojas que querem inovar eliminando as tradicionais vitrines.
Projeto de Arquitetura Comercial para loja Cinco Cinco, Rio de Janeiro | Arquitetude
- a porta larga encoraja os consumidores a entrarem. É como se não houvesse barreiras. Para eles se sentirem a vontade dentro da loja, os funcionários precisam ser bem treinados, entender o conceito de uma loja sem vitrines, e proporcionar aos clientes uma atmosfera agradável – eles precisam se sentir a vontade para olhar livremente e assim não saírem com pressa do estabelecimento.
Fonte: Retail Design Blog