Existe uma infinidade de cores que podem ser usadas no comércio. Porém, nem todas são opções viáveis dependendo do tipo de loja, do público-alvo, do impacto que se quer obter, dentre outros detalhes. Conheça então 10 opções de cores para parede de loja.
Fonte: Arquitetude.
Muita gente acha que a escolha das cores usadas numa loja é feita de acordo com o gosto do dono do estabelecimento ou do arquiteto que desenvolve o projeto. Mas isso não é verdade. Há um trabalho minucioso que envolve não só pesquisas relacionadas à psicologia das cores, como também estudos de público-alvo, a identidade visual da marca, dentre outros detalhes.
Se você está escolhendo os tons que vai usar no seu projeto comercial de arquitetura (ou simplesmente tem curiosidade sobre o assunto), veja 10 opções de cores para parede de loja:
1. Vermelho: desperta os sentidos, criando uma sensação de movimento e pode até acelerar os batimentos cardíacos. O vermelho é a cor da paixão, da energia e da força, o que ajuda a chamar atenção e atrair o olhar. Porém um ambiente todo vermelho pode parecer sobrecarregado. Por isso, talvez seja uma boa ideia aplicá-lo em apenas uma parede ou ter alguns detalhes com esta cor.
Fonte: Arquitetude.
2. Azul: confiança, calma e responsabilidade são os principais sentimentos transmitidos pelo azul. Talvez por isso ele seja tão utilizado pelas marcas. O azul chama atenção, mas sem passar nenhuma sensação de irritabilidade. É comum que marcas mais sérias e voltadas para um público mais adulto utilizem azul tanto em sua identidade visual quanto na decoração da loja.
3. Amarelo: luminoso e jovial, o amarelo também chama muita atenção, mas de forma menos intensa. Ele transmite felicidade e calor, o que tende a tornar o ambiente comercial mais quente e convidativo. Marcas voltadas para crianças e o público jovem costumam apostar em diferentes tons amarelo para decorar a loja e receber bem seu público-alvo.
4. Laranja: outra cor muito utilizada na arquitetura comercial de lojas voltadas para os jovens é o laranja, pois é uma cor que transmite entusiasmo, diversão, alegria e criatividade. O laranja é feito a partir da mistura de vermelho com amarelo e, por isso, possui atributos desses dois tons. É importante ter cuidado ao utilizar laranja nas paredes da loja para não sobrecarregar o ambiente.
Fonte: Arquitetude.
5. Verde: natureza, saúde e bem-estar estão profundamente relacionados com o verde. Quando utilizado na decoração de uma loja, ele traz muito frescor para o ambiente, pois é considerado um tom neutro e muito agradável. Estabelecimentos comerciais comprometidos com causas ambientais costumam dar ênfase ao verde, pois a cor ajuda a enfatizar essa característica da marca.
6. Roxo: elegância, luxo, nobreza e mistério são traços do roxo. Ele também é comumente associado a criatividade e inteligências, além de também ter traços infantis e ser uma cor que chama muita atenção das crianças. Como é uma cor escura, é preciso ter cuidado com o uso do roxo ao pintar as paredes de uma loja, para que o ambiente fique bonito e não sombrio.
7. Rosa: quem busca por uma cor relacionada a feminilidade, delicadeza e inocência geralmente investe no rosa. Diferente do vermelho, associado a paixão, o rosa está ligado ao amor, que é um sentimento mais profundo e duradouro. É muito comum ver os mais diferentes tons de rosa em lojas voltadas para meninas.
Fonte: Arquitetude.
8. Cinza: um tom muito utilizado para demonstrar autoridade, estabilidade e respeito é o cinza. Ele é uma cor neutra que tem ganhado muito destaque nos últimos tempos e ajuda a tornar os espaços comerciais mais interessantes sem utilizar tons chamativos. Marcas que desejam passar uma sensação de elegância e simplicidade podem investir no cinza para pintar a loja.
9. Preto: outra opção para quem busca demonstrar simplicidade e elegância é o preto. Porém, este é um tom bem difícil de se trabalhar, pois pode acabar deixando o espaço bem escuro se aplicado em excesso nas paredes. Por outro lado, quando utilizado na parede de fundo da loja, o preto tende a dar a sensação de que o espaço é maior.
10. Marrom: como é a cor da terra e da natureza, acaba transmitindo calma, serenidade e aconchego. Uma loja que utiliza o marrom pode transmitir preocupação com a natureza e despertar os melhores sentimentos nas pessoas. Porém, é importante saber trabalhar a cor, para ela não deixar o espaço muito escuro.