Integrar a identidade visual da marca a arquitetura da loja é sempre um desafio. Afinal, é importante que isso seja feito com muita atenção e cuidado, para não saturar muito a marca, mas de forma que ela não passe despercebida. Veja, então, como personalizar a arquitetura da loja de acordo com a identidade visual.
Fonte: Arquitetude.
Veja como personalizar a arquitetura da loja de acordo com a identidade visual:
Adequar arquitetura e decoração de um estabelecimento comercial a sua identidade visual é mais do que estampar seu logotipo por todo o ambiente. Toda marca deve ter uma identidade própria, que deve passar alguma mensagem, ser reconhecida ou mesmo conquistar novos clientes, e é importante que ela também esteja presente, pois isso ajuda muito no posicionamento da marca no mercado.
É claro que a marca do estabelecimento vai aparecer em locais estratégicos da loja, mas ela não precisa ser o único elemento visual que lembre ao cliente onde ele está. Cores, formas, utilização do mobiliário e vários outros detalhes ajudam a personalizar a arquitetura da loja de acordo com a identidade visual.
Essa identidade visual deve se fazer presente na decoração como um todo, por isso os elementos particulares da marca devem aparecer na arquitetura da loja. Suas cores, por exemplo, podem ser utilizadas em detalhes criativos e diferentes para atrair o olhar e reforçar a presença da marca, ou mesmo serem usadas de forma predominante criando um ambiente único.
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Não é segredo para ninguém que as cores influenciam no comportamento humano, por isso é importante saber utilizá-las com sabedoria. Tons quentes chamam mais atenção, mas também podem fazer as pessoas se cansarem com mais facilidade. Já os tons frios podem acalmar, ao mesmo tempo em que, em excesso, podem tornar o espaço menos convidativo.
Saber balancear bem essa mistura e ainda agregar a ela as cores da marca é bem importante para quem busca personalizar a arquitetura da loja de acordo com a identidade visual. Caso contrário, isso pode saturar os consumidores, fazendo com que eles simplesmente se cansem da loja devido aos excessos.
Aproveite também o formato do logotipo para a criação de um mobiliário personalizado e único. Isso vai diferenciar o seu estabelecimento de outros, além de criar um espaço facilmente reconhecível pelo cliente e reforçar a identidade visual da marca de forma sutil e atraente. E vale ressaltar que os clientes têm buscando cada vez mais por espaços personalizados.
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Outra opção para personalizar a arquitetura da loja de acordo com a identidade visual é investir na tipografia. Geralmente, toda marca apresenta algum texto, escrito com uma fonte específica, que também pode complementar a arquitetura comercial. Também vale ressaltar que utilizar tipografias na decoração está em alta e ainda ajuda a transmitir a personalidade da marca.
Mas o uso da tipografia não precisa ficar estrito ao interior da loja: utilize-a em todo tipo de publicidade da marca, assim como nas sacolas da loja. Nem todo mundo se dá conta, mas isso ajuda a reforçar a marca e sua identidade visual junto ao público de forma discreta e positiva.
Não se esqueça que pensar estrategicamente a iluminação também é importante. Afinal, ela faz parte da personalidade da marca e pode complementá-la de forma a tornar tudo mais atraente. Uma loja com uma iluminação inusitada e eficiente pode chamar bastante atenção do público, tornando esta uma característica própria do estabelecimento.
Fonte: Arquitetude.
O uso de materiais e revestimentos diferentes e inusitados pode não só complementar a decoração como também contribuir com a personalização da arquitetura da loja de acordo com sua identidade visual. Muita gente liga a identidade de uma marca com os elementos presentes na loja, o que torna bem importante encontrar formas de se diferenciar da concorrência.
Ao adicionar todos esses detalhes ao seu projeto, não se esqueça de levar em conta também o conforto dos seus clientes. Por isso, contar com uma empresa especializada em projetos de arquitetura comercial pode ser bem relevante e fazer com que o resultado final seja mais coeso e eficiente, tanto em personalizar a arquitetura da loja de acordo com a identidade visual quanto em agradar ao público.